A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, participou, nesta segunda-feira (21), da agenda do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, em Fortaleza, capital do Ceará. Também esteve presente o juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Alisson Simeão.
Com a participação de autoridades representantes dos três poderes nos níveis nacional e regional, a programação, que contou com palestra e reuniões, dividiu-se em três momentos.
O primeiro, realizado durante a manhã, no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Ceará (OAB-CE), consistiu na palestra do ministro, intitulada “Plataformas Digitais, Inteligência Artificial e os Desafios do Mundo Contemporâneo”.
Na ocasião, Barroso discorreu sobre os obstáculos e os potenciais que o mundo digital apresenta para todos os setores sociais, com foco no Poder Judiciário brasileiro, que, de acordo com ele, é mundialmente um dos que mais integram as tecnologias e a inteligência artificial em sua atuação.
O ministro defendeu, porém, que o fator humano, apesar das modernidades, segue sendo primordial em todas as perspectivas, já que seguirão sendo valores fundamentais: “o bem, a justiça, a busca pela verdade, o convívio no mundo plural, a inclusão de todas as pessoas e a dignidade”, concluiu, falando ainda sobre a necessidade de regulação desses artifícios digitais.
Os outros dois momentos foram realizados no período da tarde, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Em encontros intercalados, o dirigente do Supremo Tribunal reuniu-se, primeiramente, com presidentes de tribunais locais, incluindo a desembargadora presidente da Justiça Eleitoral cearense; bem como com membros da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Cearense de Magistrados (ACM), presididas, respectivamente, pelos magistrados Frederico Mendes Júnior e Jose Hercy Ponte de Alencar.
Foto: Divulgação/FIEC
Concluindo a agenda, o ministro participou de reunião com o dirigente da FIEC, Ricardo Cavalcante.
0 Comentários