O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, esteve, entre esta quarta-feira (16/07) e sexta-feira (18/07), em cinco comarcas da região Centro-Sul do Estado. Durante a 6ª edição do “Conecta MP”, o pgj ouviu demandas e sugestões do público interno, acompanhado de integrantes da Administração Superior e de secretários da área-meio. Durante a ação, que faz parte do Programa MPCE+Digital, foi anunciado que a OlimpIA, assistente virtual do MP, vai auxiliar os membros nos processos que envolvem concursos e a defesa do patrimônio público.
O “Conecta MP” ainda contou com uma capacitação sobre as principais ferramentas de automação e inteligência artificial em uso e/ou em desenvolvimento na instituição e com uma reunião em Iguatu, sede da 2ª Unidade Regional, com a participação de membros e servidores. “Essa aproximação da área meio com a área fim fortalece a instituição, já que temos conseguido identificar as necessidades de melhorias de forma proativa nas visitas”, pontuou Haley Carvalho. Ele destacou que, até o fim do ano, 91% do público interno estarão trabalhando em espaços com a mesma qualidade das sedes recentemente inauguradas. “Isso impacta de forma positiva o atendimento que prestamos à população cearense”, acrescentou o pgj.
Nos dois primeiros dias, a comitiva esteve nas comarcas de Acopiara, Icó, Iguatu, Jucás e Várzea Alegre. Durante as visitas, foi entregue a nova identidade funcional de servidores, residentes e estagiários. A renovação do documento busca valorizar e celebrar a trajetória dos que contribuem com o trabalho diário do Ministério Público. As Promotorias de Justiça também receberam caixas coletoras para depósito de folhas de papel que seriam descartadas e que passarão a ser encaminhadas para a reciclagem. A iniciativa é do Programa MPCE+Sustentável, que visa incentivar a coleta seletiva.
Também estiveram presentes no Conecta MP a subprocuradora-geral de Justiça de Governança, Daniele Fontenele; e de Administração, Juliana Cronemberger, além de secretários das áreas de Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Administração e Planejamento e Modernização Administrativa.
Oficina “Smart MP”
O pgj e a secretária de Planejamento e Modernização Administrativa, Ticiana Sampaio, apresentaram algumas das inovações tecnológicas em uso na instituição durante a Oficina “Smart MP – Destrave a IA para o seu dia a dia”. Além das novas funcionalidades da OlimpIA, destaque para o otimizador de PDFs, o transcritor de audiências, o sumarizador de processos e o Copilot.
Depoimentos
O promotor de Justiça de Jucás, Jorge Luiz Granjeiro, parabenizou a Administração Superior pela atenção que tem dado ao interior, reforçando ainda a criação da Secretaria Regional Sul, que atende 79 Promotorias de Justiça de 40 comarcas do Estado. “Essa descentralização tem sido um grande ganho para a nossa região, já que a Secretaria Regional Sul está mais próxima de nós e, por isso, conhece a realidade em que estamos trabalhando”, frisou.
Para o técnico ministerial da Promotoria de Justiça de Várzea Alegre, Pedro Costa, as melhorias estruturais nas sedes do interior dão mais dignidade tanto a quem trabalha quanto àqueles que procuram o Ministério Público. “Quando você vê seu local de trabalho bem estruturado, isso também contribui para uma maior sensação de pertencimento à instituição”, lembrou.
A assessora jurídica da 1ª Promotoria de Justiça de Iguatu, Daniely Pinho, destacou o uso de algumas das ferramentas apresentadas durante a Oficina Smart no dia a dia de trabalho. “Utilizar essas funcionalidades é incrível, em especial quando precisamos fazer o resumo de processo, por exemplo. Então foi algo que mudou a minha rotina na promotoria para melhor”, salientou.
0 Comentários