Dados divulgados pela primeira vez pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre o perfil da população residente em Unidades de Conservação em todo o país, mostram que a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Ibiapaba, localizada em territórios do Ceará e do Piauí, está entre as dez mais populosas do Brasil, ocupando a 9ª posição no ranking nacional e a 3ª no Nordeste.
Segundo a pesquisa, são quase 353 mil pessoas vivendo nessa região que, em solo cearense, engloba as cidades de Chaval, Granja, Moraújo, Tianguá e Viçosa do Ceará. Na APA da Serra da Ibiapaba, 194,1 mil pessoas vivem na área urbana (55%) e 158,6 mil estão na zona rural (45%).
O IBGE explica que as unidades de conservação (UCs) são espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes e que foram legalmente instituídos pelo Poder Público com o objetivo de preservar a natureza. Elas seguem um regime especial de administração e são divididas em dois grupos — proteção integral ou uso sustentável — e 12 categorias diferentes, conforme as características da área a ser protegida e os objetivos de conservação.
Ceará Agora
0 Comentários