Com uma área territorial em torno de 76.100km², população estimada em 6.700 habitantes, dista da capital cearense 305 Km via CE 085, têm São João Batista como padroeiro oficial sendo um dos maiores festejos religiosos regionais, encravado na Zona Norte, firma-se como uma comunidade receptiva e agradável, sua marca registrada no artesanato são os produtos oriundos da palha da carnaúba e do couro, cujas peças fascinam pela beleza graças a criação das mãos dos artesãos.
Uma particularidade que chamou a atenção do experiente monitor de turismo e ambientalista Jorge de Moura é o número de GRUTAS em homenagem a NOSSA SENHORA, uma prova inconteste da FÉ e da RELIGIOSIDADE do seu povo, consolidando a RELIGIÃO CATÓLICA, como a mais forte e presente no município.
Destacam-se na zona rural do município as seguintes GRUTAS em honra de NOSSA SENHORA DE LOURDES, NOSSA SENHORA APARECIDA, NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS e SANTA LUZIA, que é um feito extraordinário.
No próximo dia 3 de Agosto, as 16h, a comunidade do Boqueirão receberá uma comitiva conduzindo a imagem sacra de Nossa Senhora Aparecida, que ficará definitivamente na localidade. Nessa ocasião, os visitantes ganharão de lembrança santinhos com orações de Nossa Senhora Aparecida e as residências da localidade, ganharão uma pequena imagem da Virgem Senhora Aparecida como forma de reconhecimento de fé, solidariedade e gratidão.
A organização do evento estará a cargo da Associação Comunitária e Rural do Zipu e do Grupo Jovens Caatingueiros, a Senhora Presidente da Instituição Carminda Neta, nos informou que será será uma alegria receber os devotos de Nossa Senhora Aparecida na comunidade do Boqueirão e para isso está sendo providenciado o café compartilhado, uma tradição dessa região pacujaense.
0 Comentários