Com investimentos em Milagres e Mauriti, Ceará ultrapassa 100 mil conexões de energia solar e atrai bilhões

 


Placas fotovoltaicas

Relatório divulgado pela Absolar mostra que o CE registrou, em junho deste ano, o total de 17,1 megawatts dessa fonte de energia renovável. Foto: Diário do Nordeste


O complexo de geração fotovoltaica de Mauriti e Milagres será construído com investimento de R$ 1 bilhão. A capacidade de geração de energia será de 425 MW. A empresa chinesa Powerchina International é responsável pelo projeto de Mauriti e Milagres.

 O empreendimento da multinacional de energia solar Lightsource BP, está localizado entre os municípios de Abaiara e Milagres, o complexo tem cinco parques solares, com capacidade instalada de 212 MWp.

O Cariri é uma região do Ceará com potencial para gerar energia solar devido ao sol intenso que caracteriza a região. Os investimentos em energia solar no Cariri já geraram centenas de empregos, e novos projetos estão previstos para criar ainda mais. Um novo complexo de energia em Penaforte deve gerar mais de 100 empregos

Apesar do crescimento expressivo, o setor enfrenta desafios. Segundo Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, a aprovação do Projeto de Lei nº 624/2023, que tramita no Senado Federal, será crucial para o avanço da geração distribuída de energia solar no país. O texto prevê a criação do Programa Renda Básica Energética (REBE), que pretende solucionar as negativas de conexão impostas por distribuidoras de energia, sob a justificativa de inversão de fluxo de potência.

“Se aprovado, o PL proibirá as distribuidoras de impedir os consumidores de conectar suas unidades de microgeração distribuída. Caso seja necessário um reforço na infraestrutura elétrica para receber a nova geração, a responsabilidade pelo investimento será das distribuidoras, sem custos adicionais ao consumidor”, explica Jonas Becker, coordenador estadual da ABSOLAR no Ceará.

                                    O ESTADO CE 

Postar um comentário

0 Comentários