Projeto Mirante Itinerante estará presente no aniversário de 32 anos da Fundação Casa Grande

 



WhatsApp Image 2024-12-18 at 17.04.59.jpeg


Com o intuito de expandir e levar as atividades e programas Cariri afora, o projeto Mirante Itinerante, idealizado pelo Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), estará presente, dia 19, no aniversário de 32 anos da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, levando a renovação do Sagrado Coração de Jesus.

As Renovações ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria são celebrações profundamente enraizadas na cultura e na religiosidade do povo do Cariri Cearense. Essa festa vivenciada pela população local é um canal de propagação dos princípios tradicionais e populares. E este ano, a referida festa está sendo reconhecida como patrimônio imaterial do Ceará.

A primeira experiência ou laboratório para o surgimento dos Museus Orgânicos foi a Fundação Casa Grande, onde também funciona o Memorial do Homem Kariri. Instituição educativa, espaço de produção de conhecimento e cultura que conecta os interesses dos estudantes, os saberes comunitários e os conhecimentos acadêmicos para transformar o contexto socioambiental.

Nos museus orgânicos encontramos objetos pessoais, fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo que marca o dia a dia e consolida as manifestações tradicionais dos Mestres da Cultura Tradicional do Cariri. Conectando sustentabilidade em diversas áreas, como social, econômica, ecológica e cultural.

 

Sobre o projeto Mirante Itinerante

O projeto Mirante Itinerante fomenta o intercâmbio entre os territórios, dialogando com o CAMC para a conservação do nosso rico patrimônio ambiental e cultural. 

Postar um comentário

0 Comentários