Cascavel é o único município do Ceará que não formalizou transição no TCE.

 


Fachada da Prefeitura de Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)

Fachada da Prefeitura de Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) Crédito: Thays Maria Salles/O POVO


Passada as eleições, outro passo importante para as gestões municipais é o processo de transição governamental. No Ceará, 93 municípios irão passar pelo processo de mudança de gestão no ano de 2025, e destes, apenas Cascavel não iniciou a transição.

Sob monitoramento do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), os municípios têm até 17 de novembro para formalizarem a transição, 45 dias antes da posse da nova gestão. O TCE recomenda, no mínimo, três integrantes de cada lado para compor a comissão e garantir o equilíbrio entre as partes.


O município de Cascavel, na região metropolitana de Fortaleza, ainda não formalizou o processo, estando faltando a nomeação das equipes indicadas por parte da atual gestão e dos representantes da prefeita eleita. Conforme O POVO apurou, estaria ocorrendo um impasse entre as gestões por conta do número de indicados para compor a equipe por parte da prefeita eleita, Ana Afif (PP).

A prefeita eleita teria indicado 15 membros. Embora não tenha número máximo definido, a gestão atual não teria acatado e não teria feito a nomeação dos integrantes. Atrasando, assim, o processo de transição. Em uma publicação feita nas redes sociais, Ana reforça o número de integrantes no processo e garante que não é, necessariamente, o seu secretariado.

A assessoria da prefeitura de Cascavel, por sua vez, informou que a transição iniciará na próxima segunda-feira,18, embora não haja formalização no site do TCE.


O intuito da transição é garantir que a nova gestão tenha acesso às informações necessárias para conseguir dar continuidade aos serviços públicos prestados, e também ter o diagnóstico do município para poder planejar e executar suas ações propostas.

A ausência do processo adequado de transição pode acarretar em transtornos na administração municipal e afetar a vida dos cidadãos. A finalização do processo se dá com a posse do novo prefeito, em primeiro de janeiro de 2025.

Ipu foi o penúltimo município a formalizar a transição

Até o início da tarde desta quarta-feira,13, o município de Ipu, distante 296km de Fortaleza, não constava formalização de transição governamental no site do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). Porém, a Prefeitura de Ipu teria publicado o decreto de transição e nomeação dos membros das comissões na terça-feira, 12. 

A prefeita eleita, Milena Nascimento(PT), fez publicações nas redes sociais para demonstrar preocupação com a situação do município e pedindo apoio da população para cobrar da atual gestão o posicionamento. 

No decorrer da tarde, o município formalizou a situação com o TCE. 


                                                   o Povo 

Postar um comentário

0 Comentários