A Grendene, hoje, tem, aproximadamente, três mil funcionários na região do Cariri. Anunciada oficialmente há três anos, a nova fábrica recebeu um investimento de cerca de R$ 30 milhões
Na segunda posição entre os estados do Nordeste em números de geração de empregos no ano de 2024, o Ceará continua avançando nesse setor. O governador Elmano de Freitas participou, nesta segunda-feira (30), da inauguração da segunda unidade da fábrica Grendene, no Crato. A nova unidade será responsável pela geração de cerca de mil novos empregos formais na região do Cariri.
O governador Elmano de Freitas, que fez questão de visitar as duas fábricas e conversar com alguns funcionários, destacou a importância de investimentos como este para o desenvolvimento da região, principalmente impulsionando a geração de empregos.
“É um momento importante para o Ceará, para a região do Cariri e para o município do Crato. Isso aqui é investimento, estamos falando de milhões de reais para instalar uma fábrica, que está gerando oportunidade de emprego. São essas oportunidades que transformam a vida das pessoas e isso é muito importante para uma sociedade que a gente quer mais justa, mais igual”, ressaltou o governador.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, junto ao governador cearense, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil; o vice-presidente da Grendene, Pedro Grendene; o diretor Industrial, Nelson Rossi; e outras autoridades.
Oportunidade de transformação
Dentre os muitos que tiveram a vida transformada pelo emprego, está a supervisora de laboratório da Grendene, Maria Rodrigues, de Piquet Carneiro. A jovem trabalha na empresa há seis anos e compartilhou a realização de sonhos a partir da oportunidade que a empresa lhe ofereceu.
“Dei início a minha trajetória aqui como líder técnica, desde então muitos forma os desafios. Nesse período, muitas foram as mudanças na minha vida. Fui promovida a supervisora de laboratório, concluí uma especialização, consegui comprar meu carro e a minha casa”, compartilhou. “A empresa dá oportunidade e nos motiva”, complementou.
Quem também teve a vida impactada pela geração de emprego da fábrica foi Vicencia dos Santos. Há 20 anos na empresa, a colaboradora falou com empolgação dos jovens que têm chegado para integrar o quadro de funcionários. “Aqui recebemos muitas oportunidades e eu espero que esses jovens aproveitem todas elas. Estou aqui há 20 anos, conheci pessoas maravilhosas e cresci muito. Ela (a fábrica) me abriu muitas portas. Desejo isso para quem terá a oportunidade de ingressar aqui com essa nova fábrica e essa geração de emprego”, ressaltou.
A Grendene, hoje, tem, aproximadamente, três mil funcionários na região do Cariri. Anunciada oficialmente há três anos, a nova fábrica recebeu um investimento de cerca de R$ 30 milhões, com mil novos empregos diretos dedicados à produção de calçados, palmilhas, entresolas e solados de EVA. A empresa, que exporta para várias partes do mundo, produz calçados de marcas como Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids.
O vice-presidente da Grendene, Pedro Grendene, dedicou o momento de crescimento aos funcionários que fazem a empresa ser exemplo de produtividade. “Com 53 anos de história no mercado produtivo, nós da Grendene estamos sempre inovando, explorando novos mercados e investindo em tecnologia que nos permite continuar crescendo e oferecendo o melhor às nossas pessoas. O que vemos aqui é o reflexo de investir constantemente em desenvolvimento, no crescimento da região do Cariri e no Brasil”, pontuou o vice-presidente.
“Em 2021, nos contávamos com um quadro de 1.900 colaboradores. Hoje, já somos praticamente 2.900 colaboradores. São mil novos empregos em três anos, impactando e contribuindo para o desenvolvimento da região, da comunidade local, e fazendo do Ceará um dos principais polos produtivos de calçados”, completou Pedro. Além da unidade inaugurações nesta segunda-feira (30), fábrica tem unidade industrial em Sobral, desde 1993 e no Crato, desde 1997.
Dentre esses novos empregos está Fabrício Ferreira, de 22 anos, que exerce a função de embalador. Para ele, estar na Grendene simbolizou uma oportunidade de enxergar o futuro com uma nova perspectiva. “Essa oportunidade me tira o meu melhor, a Grendene já fez uma grande diferença na minha vida, porque aqui ela é conhecida como a grande potência de emprego no Crato, ela impacta diretamente na taxa de desemprego daqui. Então, ela muda a minha vida, porque tenho a perspectiva de crescer como pessoa e na empresa”, concluiu.
0 Comentários