Crato : O Sítio Urbano do Gesso é exemplo para a Cidade

                                  


O Sítio Urbano é um espaço de cultivo de plantas frutíferas e medicinais desenvolvido no Território Criativo do Gesso. Às margens da linha férrea são cultivadas as mais diversas plantas pelos próprios moradores, que cuidam e usufruem, de forma comunitária, dos frutos e ervas produzidas. Em novembro de 2019 foi aprovada uma lei, de número 3.612/2019, reconhecendo o sítio urbano e responsabilizando a secretaria de desenvolvimento agrário, meio ambiente e urbanismo e a SAEEC no sentido de subsidiar o Sítio Urbano do Gesso com orientação técnica e insumos.
Segundo, Arlene Pessoa, bióloga e professorada da URCA, o Sítio Urbano é muito importante, uma vez que auxilia na diminuição da poluição e da temperatura, como também na drenagem da água das chuvas. Além disso, também contribui para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, reduzindo o estresse, servindo de alimento e oferecendo o acesso ao tratamento de diversas doenças com as plantas medicinais.
A manutenção do espaço é organizada de forma comunitária pelos moradores e as organizações do seu entorno, como Coletivo Camaradas e Projeto Nova Vida, apoiam e auxiliam na divulgação. Joana Araújo, que tem sua residência de frente para o sítio urbano, disse que ela e os vizinhos se articularam para a plantação e o cuidado. São estipulados limites onde cada um rega e poda as plantas e limpa o espaço, deixando o território bonito e agradável, tanto para os moradores quanto para os visitantes.
A moradora, Eliete Silva, que cuida e mantém as plantas, alegou que muitas pessoas vão até sua casa pedir as plantas, desde malva, capim-santo, manjericão, erva-cidreira, limão, maracujá e tantas outras que são cultivadas no sítio. São distribuídas também as mudas para quem deseja fazer o cultivo na própria residência. De acordo com Eliete, o cultivo e o cuidado com a área verde, funcionam como uma terapia.

Para Arlene, no cuidado do Sítio Urbano é necessário um trabalho de conscientização junto à comunidade voltado para a importância de se manter um projeto dessa magnitude, sendo necessário sempre o comprometimento das pessoas dispostas. Como também é importante o auxílio da secretaria de meio ambiente do município para apoio e valorização do projeto.

Postar um comentário

0 Comentários