Memorial Patativa do Assaré está de portas fechadas e tem energia cortada devido a problemas burocráticos, afirma Isabel Gonçalves diretora da instituição.

 


                                     

O  Memorial Patativa do Assaré, maior ponto turístico da terra do maior poeta popular do mundo, estudado em diversos países e em funcionamento desde 1999, quando foi inaugurado pelo próprio Patativa está com as portas fechadas para visitação, prejudicando o turismo local, uma das principais fontes de renda para famílias daquela cidade, disse ela a reportagem do Blog do Amaury Alencar, em contato feito com a reportagem. 

Isabel Gonçalves, neta  de Patativa e diretora do memorial afirmou que é devido a irregularidade em documentos 

"O memorial passou a ser uma fundação em 2005 e foi criado um estatuto. Infelizmente, passou despercebido um documento que deveria ter sido solicitado ao Ministério Público na época. Seria a aprovação do estatuto e isso não foi feito", afirma Isabel

A diretora relata que, "esse documento nunca me foi solicitado por nenhum outro órgão. Quando fui ao cartório para registrar a ata seguinte, me solicitaram e eu não tinha. Fui ao Ministério Público na esperança de conseguir uma cópia desse documento e não foi possível. O qual descobrir que na época, não foi solicitado".

Segundo Isabel,  Explica que ainda existe um outro problema na documentação. "São quatro atas que foram registradas no cartório de 2º ofício. Atas de fundação devem ser registradas em cartório de 1º ofício. Devido a isso, não conseguimos registrar e ficamos sem movimentar a parte financeira".

Isabel afirmou ainda que o memorial está com a sua energia elétrica cortada, porque não há recursos para bancar o religamento.

O antigo casarão onde funciona o Memorial é mantido pela Prefeitura de Assaré. Devido a isso, a município ficou impossibilitado de fazer algum repasse.

"Todas as providências já foram tomadas junto ao ministério público e logo o memorial estará de portas abertas", conclui Isabel Gonçalves.

Postar um comentário

0 Comentários