Mesários serão convocados por e-mail e WhatsApp no CE para as Eleições 2020

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulgou que os mesários a serem convocados para atuar durante as eleições municipais deste ano no Estado serão contatados pela Justiça Eleitoral por meio virtual, via e-mail ou WhatsApp. Para isso, tenta mobilizar os mesários do Estado para atualizarem dados relativos a essas ferramentas no site do TRE. Segundo o órgão, são cerca de 75 mil mesários que auxiliam a Justiça Eleitoral cearense nas eleições.

Em 2018, os cartórios eleitorais do Estado já utilizaram a convocação eletrônica por e-mail. No entanto, a adesão dos mesários, especialmente no interior, foi baixa. Este ano, a Corregedoria Regional Eleitoral autorizou a utilização do WhatsApp, por considerar que confere rapidez e maior facilidade de manuseio por parte dos mesários. Servidores dos cartórios eleitorais estão entrando em contato com os mesários e explicando a necessidade de autorizar o recebimento da convocação por e-mail ou WhatsApp.

Em meio a isso, o Tribunal Regional Eleitoral intensifica a campanha para que os eleitores se cadastrem como mesários voluntários. Para se prontificar a ser um voluntário, o eleitor deve acessar o site do TRE, preencher o formulário e incluir nele o endereço de e-mail e o número utilizado no aplicativo de mensagens.

Entre os benefícios de ser mesário estão: dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; vale-alimentação para o dia da Eleição (1º e 2º turno, se houver); vantagem em desempate em concurso público, se houver previsão em edital; e certificado de participação. Não podem participar menores de 18 anos, candidatos e seus parentes até o segundo grau (incluindo o cônjuge, se houver), membros de diretórios de partidos em funções executivas, policiais, servidores que atuam no serviço eleitoral, e pessoas que ocupam cargos de confiança no Executivo.

Postar um comentário

0 Comentários