Sarto ressalta plataforma da Assembleia que permite voto secreto pela internet

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado José Sarto (PDT), ressaltou na sessão de ontem (11) da casa que o Departamento de Informática da Casa desenvolveu uma plataforma que possibilita que aconteça a votação secreta remota virtual. “Lembro aos deputados que precisam habilitar os seus celulares para podermos realizar votações secretas, quando for oportuno”, disse.
Sarto explicou ainda que a plataforma deve ser utilizada principalmente em ocasiões em que os parlamentares devem votar vetos do Executivo. “Como veto e qualquer outra matéria sigilosa obedecem a ritos especiais, não usaremos o sistema hoje, mas devemos utilizá-lo em breve”, afirmou. Para participar e utilizar o novo sistema de votações secretas, os deputados participaram de treinamento na última reunião da Mesa Diretora e Colégio de Líderes, para entender o sistema e a tecnologia, que foi desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia de Informação da Casa.
O parlamentar, na mesma ocasião, lembrou também os cinco anos de falecimento do deputado Wellington Landim, ocorrido em nove de junho de 2015. Sarto se solidarizou com o deputado Guilherme Landim (PDT), filho do ex-parlamentar, e toda a família: “Wellington Landim era humanista por formação, foi presidente da Assembleia Legislativa e líder do Governo. Deixou para nós um legado de exemplo que o deputado Guilherme Landim muito competentemente representa na Casa.

Postar um comentário

0 Comentários