Inscrições da 1ª Webconferência de Emergência Cultural estão abertas para agentes culturais


A 1ª Webconferência de Emergência Cultural do Ceará acontece nesta terça-feira (19), às 20h, em plataformas digitais, reunindo secretários de Cultura, deputados federais e estaduais, vereadores, produtores culturais, artistas, trabalhadores da cultura em geral, representantes de diversos fóruns e coletivos.


 Inscrições da 1ª Webconferência de Emergência Cultural estão abertas para agentes culturais
   FOTO >  Rafaela Pimenta


O objetivo é fortalecer a luta pela aprovação da Lei Nacional de Emergência Cultural, pelo Congresso Nacional, garantindo auxílio mensal de um salário mínimo para trabalhadores da cultura e de R$ 10 mil mensais para espaços e instituições culturais, devido às consequências da pandemia de coronavírus.

Os agentes culturais interessados em participar do evento podem se inscrever através do formulário online, no qual possibilita que o usuário acesse a plataforma do Google Meet durante a transmissão no dia.

Apelo a cultura

Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste, via webconferência.
Foto: Rafael Pimenta
O setor cultural é um dos mais afetados no sentido social e econômico pelas consequências imediatas e também de médio e longo prazo, da atual crise sanitária, social e política. Depois de diversas reuniões nacionais, incluindo participação da relatora do projeto, deputada Jandira Feghalli, do Rio de Janeiro, que trabalha para unificar as diversas propostas de novas leis sobre o tema (PLs 1075, 1089, 1251 e 1365/2020), de outro parlamentares e de secretários de Cultura como Fabiano Piúba, do Estado do Ceará, a webconferência cearense está sendo convocada para fortalecer a luta e formalizar o apoio do Ceará para que a nova lei se torne realidade.

A webconferência será também transmitida pelas redes sociais, contando com integrantes dos fóruns estaduais de cultura, do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC), da Comissão Cearense Cultura Viva, de conselhos municipais de cultura, gestores municipais, estaduais e agentes culturais cearenses em geral.

O momento inclui também representantes das diversas redes de apoio formadas pela sociedade civil em socorro aos trabalhadores da cultura, como Rede de Proteção aos Artistas/Unidos Venceremos, Grupo Trabalhadores da Cultura do Ceará, Grupo Trabalhadores da Cultura do Cariri, Rede de Apoio aos Circos, Rede do Sindicato dos Músicos do Ceará, Rede de Apoio aos Trabalhadores da Cultura LGBT, entre outras.

Cultura no Cariri

A iniciativa deve beneficiar, assim como os demais artistas do Estado, em especial aos agentes culturais do Cariri, que desde o início da pandemia têm fortalecido o “Gabinete da Crise Cultural”, na região. Nele, diversos documentos e medidas para iniciativas que possibilitem auxílio governamentais em diversas instâncias, como prefeituras e a Secretaria de Cultura do Estado, foram encaminhadas para exigir atenção diante desta situação pandêmica.

Um das últimas conquistas, inclsuive, é o lançamento do projeto “Cultura em Casa”, pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, que deve montar uma programação especial de artistas e demais conteúdos culturais para transmissão online, com remuneração para estes. O edital segue aberto até o dia 21 de maio.

Campanha de apoio à lei de emergência cultural

Também serão convidados a participar da Webconferência conselhos municipais de cultura existentes em todo o Ceará, coletivos, movimentos, grupos culturais, gestores(as) públicos da cultura, câmaras municipais e a Assembleia Legislativa do Ceará.

Juntamente com a convocação desta, está acontecendo uma grande campanha nas redes sociais, para que deputados e deputadas federais do Ceará votem a favor da nova lei e para que a população tome conhecimento dessa luta e possa apoiar essa construção.

Postar um comentário

0 Comentários