Novas orientações pastorais sobre a prevenção ao coronavírus



O governador do Estado, Camilo Santana, anunciou na tarde desta quinta-feira, dia 19 de março, medidas restritivas de enfrentamento ao coronavírus. Elas preveem o isolamento social para reduzir o contágio e a transmissão da doença.
O decreto emergencial começa a valer a partir desta sexta-feira, dia 20, e terá duração de dez dias. Dentre os principais pontos, está o “fechamento de templos, igrejas e instituições religiosas”. Serviços básicos, como farmácias e supermercados, serão mantidos para a população. Os serviços de saúde e segurança, também.
“As medidas são duras, mas necessárias”, disse Camilo Santana. “Neste momento, o que está em jogo é a vida dos nossos irmãos e irmãs cearenses. A nossa prioridade é preservar vidas”, reforçou, lembrando os cuidados fundamentais com idosos, público mais vulnerável à doença.
Segundo o governador, as decisões foram tomadas em comum acordo com os três poderes e o Ministério Público.
Observando-as, o bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, anunciou ao clero, religiosas, leigos e leigas novas orientações pastorais como medidas de segurança contra o coronavírus.
Leia na íntegra:
Novas orientações pastorais sobre a prevenção ao coronavírus (covid-19)
Crato, Ceará, 19 de março de 2020
Queridos padres, diáconos, seminaristas, religiosas, leigos e leigas, em Cristo, saúde e paz!
Esta é a terceira nota que vos escrevo, seguindo as orientações governamentais e sanitárias. O governador do Estado, Camilo Santana, anunciou, no fim da tarde desta quinta-feira, dia 19 de março, um decreto emergencial para conter o avanço do novo coronavírus (covid-19). São medidas restritivas e que nos tocam bem de perto, pois, dentre elas, está a “suspensão do funcionamento dos templos, igrejas e instituições religiosas por dez dias”.
Essas medidas, certamente, mudarão a rotina das atividades pastorais e religiosas das nossas paróquias e comunidades. Temos de acolhê-las com atenção e, sobretudo, com serenidade, uma vez que também a nós se aplicam as palavras de Cristo: “Apascentai o rebanho de Deus, confiado a vós” (1Pd 5, 2a).
Dessa nossa consciência cristã, esclarecida e cuidadosa com a vida, que é dom e compromisso, como nos exorta a Campanha da Fraternidade deste ano, faço a seguinte determinação:

I.                    Aos padres
– Suspender nos próximos 10 (dez) dias, a partir da zero hora do dia 20 de março de 2020, todas as missas e demais celebrações públicas. Oferecer o Santo Sacrifício de forma privada e os que tiverem possibilidade, transmitam pelas redes sociais. Ao fazê-lo, reforçar a importância da preparação espiritual. Ainda que seja uma transmissão, deve ser acompanhada com contrição e piedade.
II.                   Aos fiéis
– Acompanhar as missas pelos meios de comunicação da diocese e das paróquias, fazendo da comunhão espiritual um importante instrumento de união eclesial e santificação pessoal;
– Em família, fazer a leitura orante da Palavra de Deus, rezar os Ofícios da liturgia das horas, da Imaculada Conceição e rezar o Santo Terço. 
– Redobrar o cuidado de si e, principalmente, dos idosos, público mais vulnerável ao covid-19.
Mais uma vez, reforço: fiquemos em casa e façamos desta hora de provação e de renúncia a nossa penitência quaresmal, oferecendo-a como sacrifício ao Senhor pela eliminação dessa doença tão danosa.
Além disso, tomemos cuidado com as “fake news”, as notícias falsas compartilhadas para nos apavorar. As informações devem ser buscadas nos veículos de comunicação sérios e responsáveis.
Façamos cumprir essas determinações para que o vírus seja contido. Continuemos a rezar, também, pelas autoridades, profissionais de saúde e pesquisadores. Iluminados pelo Espírito Santo de Deus possam eles encontrar caminhos que gerem soluções.
Por fim, sigamos com fé, autocuidado, responsabilidade social e eclesial, lembrando-nos, sempre, o que nos diz São Paulo: “A esperança não decepciona” (Rm 5, 5). E é para ela que caminhamos, confiantes e em oração.
Em Cristo,
Dom Gilberto Pastana de Oliveira
Bispo diocesano de Crato
Venha o Teu Reino




Postar um comentário

0 Comentários