
Os hospitais São Mateus e Monte Klinikum estariam dificultando a comunicação com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Casos confirmados e suspeitos do novo coronavírus não estariam sendo repassados de forma concreta, como informou uma fonte ligada à Sesa. A subnotificação dos hospitais impacta no controle dos números finais.
Hospitais particulares têm atuado de forma intensa da mesma forma que hospitais da rede pública. Das três mortes registradas no Ceará, duas são de unidades privadas. No último boletim, da quinta-feira, 27, a Sesa ainda aguardava mais informações sob os óbitos das pacientes, mulheres com idade de 72 e 85 anos.
As duas unidades estão incluídas na lista do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) de hospitais particulares que devem seguir recomendações sobre o o coronavírus. Entre as medidas estão informar o fluxo de atendimento dos pacientes suspeitos a Covid- 19, e o tempo que está levando do atendimento até a internação; quantos exames já foram enviados para laboratórios, quantas notificações já foram feitas; além de quantos casos foram confirmados, se tiverem.
A recomendação foi expedida na sexta feira, 20, pela 137º Promotoria de Justiça – Defesa da Saúde Pública – e do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania). Sendo destinada para os seguintes hospitais: Hospital Antônio Prudente, Hospital Unimed, Hospital OTOclínica, Hospital São Camilo, Hospital São Carlos, Hospital Monte Klinikum, Gastroclínica, Hospital Batista, Hospital Uniclinic, Hospital Genêsis e Hospital São Mateus.
Em nota, o Monte Klinikum afirmou que tem feito as notificações de casos suspeitos de coronavírus às secretarias municipais e estadual de Saúde. Informou ainda que dados devem ser direcionados somente aos órgãos. O POVO entrou em contato com o Hospital São Mateus por meio de ligação diversas vezes, mas até a última atualização não obteve resposta.
o Povo
0 Comentários