Professores, direção e coordenadores da Unidade Descentralizada da URCA em Campos Sales, realizaram nesta quinta-feira, 6, na Universidade Regional do Cariri (URCA), campus do Pimenta, em Crato, encontro pedagógico voltado ao planejamento das ações pautadas para o semestre letivo 2020.1, que será iniciado na próxima segunda-feira.
Na ocasião, a administração superior da Universidade, tendo à frente o Reitor Francisco do O’ Lima Júnior, junto com o Vice-Reitor, Carlos Kleber, e pró-reitores, apresentaram aos que fazem a UD, os procedimentos relacionados ao projeto de construção do campus. Um levantamento sobre as necessidades da nova estrutura do foi realizada no encontro, na parte da tarde.
Para os professores, esse momento representa a conquista de um sonho e todos estão de parabéns. O Pró-Reitor de Administração, Jefferson Marinho, fez uma abordagem sobre o projeto, que já contou com levantamentos topográficos, inclusive elogiado pelos engenheiros, e que agora deve ser feito um plano de necessidades, pelo arquiteto.
Todo o plano vai ser atualizado, juntamente com os que fazem o campus. Além de pensar num projeto de expansão futura, de pelo menos 20 anos, dentro de uma forma que atenda a todos. O projeto de arquitetura é mais uma etapa, seguido pelo plano estrutural e de instalações elétrica e hidrossanitária, combate à incêndio, e para instalação de ar condicionado.
O orçamento será realizado após todos os levantamentos das necessidades. O Pró-Reitor de Administração, Jefferson Marinho, afirmou que todas as etapas demandam um certo tempo, mas estão andando rápido. Em cerca de 40 dias vão marcar uma reunião para ajustar todo o projeto. Ele avalia que com esses procedimentos iniciais, num tempo bem menor o projeto deverá estar pronto, possivelmente até o meio do ano, para ser encaminhado à licitação e obter posterior aporte de recursos do Estado para a construção. A Pró-Reitora de Planejamento, Professora Roberta Piancó, fez um levantamento geral das necessidades, para a elaboração de um relatório. A construção está sendo coletiva, a partir da explanação dos que fazem a UD de Campos Sales.
Inicialmente foram repassadas a necessidade de construção de 33 salas de aulas, salas específicas, como a das especializações, auditório, laboratórios, biblioteca, salas para os centros acadêmicos, entre outras que contemplem os cursos, além de estacionamento, a parte administrativa. Serão pelo menos 33 salas de aula. O Vice-Reitor, Carlos Kleber, lembrou da possibilidade de verticalização, numa perspectiva de melhor aproveitamento do terreno para expansão futura. A ideia também é trabalhar com ambientes compartilhados, para otimizar os espaços.
0 Comentários