No dia nacional dos aposentados, funcionários do INSS protestam em defesa ao direito à previdência social

A manifestação foi marcada para hoje, 24, em alusão ao dia nacional dos aposentados e ao aniversário de 97 anos da Previdência Social.
A manifestação foi marcada para hoje, 24, em alusão ao dia nacional dos aposentados e ao aniversário de 97 anos da Previdência Social. (Foto: Walber Freitas/O POVO)
Funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) protestam na manhã desta sexta, 24, na frente da sede do INSS em Fortaleza, no Centro. A manifestação em defesa ao direito à previdência social foi marcada em alusão ao Dia Nacional dos Aposentados e ocorreu durante toda a manhã.

Os manifestantes reclamam do sucateamento do INSS, que apresenta déficit de cerca de 11 mil trabalhadores. Em nota distribuída no protesto, os funcionários afirmam que a causa do sucateamento está na ausência de concursos públicos para o setor, na não contratação de funcionários que substituam os que estão se aposentando e o fechamento de agências do interior por parte do governo Bolsonaro.
Ainda, há críticas quanto ao plano federal de convocar militares aposentados para atuar nos postos da Previdência. De acordo com a nota, a medida será cara para os cofres públicos e não funcionará, já que os militares carecem de capacitação para atuar na Previdência Social.
"Isso vai onerar a união em quase R$ 20 milhões porque cada militar vai receber um soldo de 30%, e não vai resolver o problema porque eles não são preparados. Teria que emergencialmente chamar os profissionais que se aposentaram recentemente, cerca de 6 mil em todo o Brasil, mas [também] de imediato fazer concurso público", conclui Roberto Luque, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Ceará (Sintsef/CE).

Com informações do repórter Walber Freitas

o povo 

Postar um comentário

0 Comentários