Blocos de Pré-Carnaval de Fortaleza se organizam para garantir folia ainda neste janeiro

Luxo da Aldeia é presença indispensável no período pré-carnavalesco em Fortaleza
Luxo da Aldeia é presença indispensável no período pré-carnavalesco em Fortaleza
O primeiro grito oficial de Carnaval neste 2020 será dado em 22 de fevereiro, um sábado, seguindo até a quarta-feira de cinzas no dia 26. Tão aguardadas quanto o período momino oficial, porém, são as prévias da folia, marcadas já para este janeiro, quando abrem-se as agendas de blocos de Pré-Carnaval. Comprometidas a fazerem tremer desde os corpos dos brincantes de ocasião até os de foliões fervorosos, estão batucadas diversas do período, do Luxo da Aldeia ao Maracatu Solar.

A data oficial de início do Pré-Carnaval promovido pela Prefeitura de Fortaleza via Secretaria da Cultura é no próximo dia 24. Enquanto isso, os resultados das chamadas públicas lançadas pela Secultfor para contratação e apoio aos blocos e artistas que se apresentarão na festa - o Edital de Apoio aos Blocos de Rua do Ciclo Carnavalesco 2020 e o Credenciamento de Artistas para o Ciclo Carnavalesco 2020 - devem chegar a público na semana que vem. Enquanto as informações não chegam, iniciativas descoladas do apoio do poder público desenham seus calendários carnavalescos.

Pingo de Fortaleza, que comanda o Maracatu Solar, aponta que o trabalho do bloco - que neste ano atua norteado pelo mote "Obaluaê - Nossos Medos Viemos Cantar" - segue se consolidando em discutir questões para além da folia. "A gente trabalha um tema procurando fazer articulação com temáticas atuais. No caso, vamos tratar de solidão e depressão através do orixá Obaluaê", adianta.

"Nossa expectativa é positiva porque temos conseguido agregar valores e pessoas em torno das nossas iniciativas", avança o artista. Na programação de 2020 do Solar, estão previstas rodas de conversa, oficinas e ensaios abertos, que acontecerão no estacionamento da Adufc (Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará). A agenda já começa na próxima terça, 7, com a mesa redonda "O arquétipo de Obaluaê" (mães e pais de santo), às 18 horas, na sede do Solar.

O também já tradicional Luxo da Aldeia abre os trabalhos na metade do mês, enquanto mais para o final de janeiro o projeto Afterbloco(s) irá reunir blocos de rua e DJs no Complexo Armazém, na Praia de Iracema, propondo novas formas de pré-carnavalizar. Há, ainda, as novidades de programação do Hospício Cultural ainda no início do ano. Confira algumas das agendas já confirmadas!
Este conteúdo exclusivo para assinantes está temporariamente disponível a todos os leitores
Clique na imagem para abrir a galeria      
Maracatu Solar
A partir da próxima terça e até o carnaval, o grupo irá se reunir em rodas de conversa seguidas de ensaios de rua de batuque e dança às terças, oficinas seguidas de ensaios às quintas e, aos sábados, ocorrem os ensaios gerais no estacionamento da Adufc. Toda a programação é gratuita.
Quando: programação às terças, quintas e sábados de janeiro e fevereiro. Na terça, 7, às 18 horas, mesa redonda "O arquétipo de Obaluaê (mães e pais de santo). Na quinta, 7, às 16 horas, oficina de reparos de instrumentos. No sábado, 11, às 18 horas, primeiro ensaio aberto do Maracatu Solar 2020.
Onde: Sede do Solar (avenida da Universidade, 2333 - Benfica) e estacionamento da Adufc (av. da Universidade, 2346)

Mais informações: (85) 3226.1189 / @maracatusolar / facebook.com/maracatusolar
Afterbloco(s)
 
O projeto procura esticar as festas de Pré do começo do ano a partir da união de blocos, DJs e conjuntos musicais no Complexo Armazém, na Praia de Iracema, a partir do dia 18 de janeiro. A programação se estende por cinco semanas tendo como atrações residentes a Banda Bode Beat, do Iracema Bode Beat, e o DJ André Guerreiro. Estão previstas participações dos grupos Transacionais, DuBaile, Super Banda, Pra Quem Gosta é Bom e dos DJs Nego Célio, Guga de Castro, DJ RB, Albano Seletor e Thales. O Afterbloco(s) é promovido por Tauí Castro, Vitor Veras, Lucas Cardoso, Carlos Moita, Artur Colares e André Guerreiro.
Quando: abertura no dia 18 de janeiro, às 21 horas, com Iracema Bode Beat, Os Transacionais e DJs André Guerreiro, Nêgo Célio e RB
Onde: Complexo Armazém (av. Almirante Barroso Justa, 444 - Praia de Iracema)
Luxo da Aldeia
Presença relevante e indispensável nas folias dos anos anteriores, o Luxo da Aldeia ainda está fechando as datas para poder divulgar a programação mais completa e robusta do período pré-carnavalesco. No entanto, já existem duas festas com data marcada, uma em janeiro e outra em fevereiro, ambas no Café Couture. Mais informações devem ser divulgadas em breve.
Quando: dia 12 de janeiro e dia 16 de fevereiro
Onde: Café Couture (rua dos Tabajaras, 554 - Praia de Iracema)
Quanto: R$ 15
Informações: www.luxodaaldeia.com.br/
@luxodaaldeia / www.facebook.com/luxodaaldeia
Hospício Cultural
Na toada do carnaval de rua, o bloco Hospício Cultural, que surgiu em 2017, propõe a ocupação de espaços públicos no bairro Benfica. Em todos os finais de semana até o Carnaval haverá, pelo menos, um pré-carnaval do grupo, começando neste sábado, 4, com um evento no Gentilândia Bar. Já no domingo, 5, o Raimundo dos Queijos recebe o Hospício Cultural a partir de 11 horas. O restante da programação se divide entre o Gentilândia Bar e a Praça João Gentil.
Quando: todos os finais de semana antes do Carnaval em dias variados. Abertura neste sábado, 4, às 17 horas
Onde: Gentilândia Bar (rua Paulino Nogueira, 91 - Benfica)
Mais informações e agenda completa: www.facebook.com/blocohospiciocultural/ e @blocohospicio


o Povo 

Postar um comentário

0 Comentários