Dois tremores de terra são registrados neste sábado em Alcântaras.

 


Marcações no mapa onde aconteceram os dois tremores, em Alcântaras (CE), na manhã deste sába...

Marcações no mapa onde aconteceram os dois tremores, em Alcântaras (CE), na manhã deste sábado, 6/8(foto: divulgação)

Dois tremores de terra foram registrados no município de Alcântaras, a 268,8 km de Fortaleza, na Zona Norte do Ceará, na manhã deste sábado, 6. As estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registraram os eventos.

Conforme o LabSis, o primeiro aconteceu às 4h54min e teve sua magnitude preliminar calculada em 1,7 graus na Escala Richter. Menos de duas horas depois, às 6h17min, o segundo tremor foi registrado, desta vez de magnitude preliminar 1,6.

Estes índices neste sábado são considerados de baixa intensidade. Historicamente, a Zona Norte é conhecida pelos pesquisadores pelo registro recorrente de tremores de terra dentro do território cearense.

Conforme Rinaldo Nogueira, coordenador da Defesa Civil de Sobral, os tremores foram sentidos por moradores da Serra do Rosário, onde se localizam os distritos de Jordão e Baracho. "A comunidade sente e eles sempre informam", diz.

Algumas vezes, o tremor chega a causar rachaduras em estruturas de concreto e derrubar móveis em residências e comércios. Desta vez, a população não relatou transtornos do tipo, segundo Nogueira. É comum que os eventos sejam sentidos por quem reside na região da Serra da Meruoca.

O último evento registrado e divulgado pelo LabSis/UFRN no estado do Ceará ocorreu no dia 5 de julho, às 19h12min, no município de Meruoca. O laboratório monitora e divulga atividades sísmicas da região Nordeste em tempo real.


                         o Povo 

Postar um comentário

0 Comentários