Prazo para regularizar e solicitar título de eleitor encerra nesta quarta, 04

 


Aqueles que ainda irão tirar a primeira via do título de eleitor ou precisam regularizá-lo têm que fazer isso até esta quarta-feira, 4, último dia do prazo estabelecido para o processo pela Justiça Eleitoral. Os brasileiros a partir de 15 anos, que completam 16 anos até dia 2 de outubro, data do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, também podem tirar o título.

Diante da baixa adesão dos jovens no processo de retirada do título, uma campanha foi iniciada nos meios digitais, de modo a instigar os adolescentes a participarem do processo eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a mobilização, registrou aumento na solicitação de novos títulos.

Confira como fazer o título ou regularizar o documento

Para regularizar a situação do título de eleitor ou a retirada da primeira via do documento devem ser solicitadas pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É preciso anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.

Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside. Após isso, na tela aparecerão informações sobre a digitalização dos documentos necessários:

- uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;

- comprovante de residência atualizado;

- certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.

Depois, em “Título de Eleitor”, ao solicitar a primeira via, a pessoa precisa marcar a opção “não tenho” para prosseguir com o atendimento. Após enviar dos dados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral e o acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site.

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, também pela internet. Em seguida, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.

Esta é uma campanha da Fundação Canudos, com apoio do Sistema Maior de Comunicação.

Do Repórter Ceará

Postar um comentário

0 Comentários