Assembleia Legislativa do Ceará homenageia Professores em seção solene

 Contribuição de professores para a sociedade é destacada em solenidade

Foto: Marcos Moura
Profissionais da educação foram homenageados, nesta quarta-feira (04/05), em sessão solene alusiva ao Dia da Educação, comemorado oficialmente em 28 de abril. Realizado no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o evento foi proposto pelo deputado Tony Brito (União).

O parlamentar apontou os professores como profissionais responsáveis por construir uma sociedade livre, pontuando que a garantia da igualdade de oportunidades passa, necessariamente, pela educação. “O professor tem a mais nobre missão de uma sociedade: a de formar as pessoas. A profissão de professor é a gênese. É dela que nascem todas as outras profissões”, enfatizou.

Para a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinep), professora Maria das Graças Bringel Olinda, a iniciativa homenageia “um grupo unido, coeso, generoso e batalhador” e que faz a educação cearense ser cada vez melhor. “A educação é começo, meio e fim, é o que move o País, transforma, diminui as desigualdades, aproxima as pessoas e nos engrandece”, afirmou.

O professor e defensor público Emerson Castelo Branco enalteceu a iniciativa da Alece e considerou o momento uma oportunidade de exercer a gratidão e lembrar de todos aqueles professores que contribuíram, de alguma forma, para a nossa educação.

O reitor da Universidade Estácio de Sá, Josué Viana, ressaltou a resiliência e criatividade dos professores, diante da realidade da pandemia. “A educação não parou. Ela se reinventou, graças aos seus profissionais, que foram capazes de enxergar na crise a oportunidade para superar e mitigar seus impactos”, frisou.

O vereador de Fortaleza Wellington Saboia (PMB) destacou a importância  de reconhecer a contribuição que os professores dão à sociedade e assinalou que todos os líderes de estado são forjados na escola e formados por professores. “Eles são os primeiros que nos dão o impulso e a força. Continue; é por aí’”, pontuou.

Representando as escolas pequenas e médias da periferia de Fortaleza, a professora Rejane Luzia Oliveira de Souza falou das dificuldades enfrentadas durante a pandemia. “Essas escolas sofreram muito e ainda sofrem alta tributação, fiscalizações frequentes, acirradas, nas escolas. E, mesmo tendo orgulho enorme de ser professora, a gente vê o quanto a educação do nosso Estado, que lá fora está muito bonita, precisa ser respeitada aqui dentro”, relatou.

O diretor do Colégio Master Nazareno de Oliveira, professor Renato Brito e o mestre em Educação, Airton Oliveira, reiteraram o destaque do Ceará na educação, salientando o alto índice de aprovação dos estudantes cearenses nos Institutos Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Militar de Engenharia (IME).

Foram agraciados com homenagens a presidente do Sinep, professora Maria das Graças Bringel Olinda; o defensor público e professor Emerson Castelo Branco; o mestre em Educação Airton Oliveira; o reitor da Universidade Estácio de Sá, Josué Viana; o delegado da Polícia Civil, João Pereira Gomes; e os professores Lucas Benedito, Matheus Leitão, Simone Farias, Diego Alves, Francisco Joanilson Teixeira, Renato Brito, Eliane Saraiva, Hila Maria Rodrigues e Rejane Luzia Oliveira.

Também participaram da solenidade o diretor do Sinep, professor Lucieudo Ferreira; o diretor do Colégio Tiradentes Rodrigo Bandeira e o secretário geral da União Brasil, Rafael Rocha.

Postar um comentário

0 Comentários