Após desativação de hospital de campanha e reforma, Estádio Presidente Vargas é reentregue.

 




Estádio Presidente Vargas, no Bairro Benfica, volta a receber jogos a partir deste sábado (21). — Foto: Leonardo Studart/Prefeitura de Fortaleza

Estádio Presidente Vargas, no Bairro Benfica, volta a receber jogos a partir deste sábado (21). — Foto: Leonardo Studart/Prefeitura de Fortaleza

Depois de mais de dois anos sem receber uma partida de futebol, o Estádio Presidente Vargas, no Bairro Benfica, volta a receber jogos a partir deste sábado (21). Ferroviário e Botafogo-SP jogam às 15 horas pela Série C do Campeonato Brasileiro.


O local serviu de hospital de campanha durante a pandemia da Covid-19. A unidade hospitalar, erguida em 25 dias de obras, foi inaugurada em 18 de abril de 2020, quando recebeu os primeiros pacientes com coronavírus.


Foram mais de 1,2 mil pacientes infectados recebidos no centro ao longo da pandemia. A unidade teve 1.025 recuperados. Nos quatro meses de atuação, a unidade emergencial registrou 140 óbitos em decorrência da doença. No dia 21 de setembro de 2020, começou a ser desativado.


Investimento de R$ 10,5 milhões


Para o retorno das competições oficiais do futebol, o PV recebeu investimentos de aproximadamente, R$ 10,5 milhões para melhorias, tanto dentro, como fora do gramado. O estádio recebeu requalificado do campo, com serviços de terraplanagem, drenagem, instalação de sistema automatizado de irrigação e novo gramado. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) com apoio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Secel).


Foram aplicados mais de 8 mil m² de grama do tipo bermuda celebration, padrão Fifa, resolvendo os problemas de desnível. O novo campo recebeu, ainda, tratamento para controle de pragas, corte, demarcação e instalação de novas traves e redes.


"Temos além do gramado padrão Fifa, uma coberta, cabines novas de imprensa, na parte interna para os atletas, novos banheiros, revestimentos, áreas de aquecimento, tudo renovado. A reforma do PV foi mais no sentido de uma reforma preventiva e algumas coisas corretivas. Já tinha uns dez anos da última reforma e então faziam necessárias essas novas intervenções", destacou secretário municipal do esporte e lazer (Secel), Ozires Pontes.

 

As estruturas metálicas das cobertas, a pintura, as cabines para imprensa, placar eletrônico, catracas, refletores, bancos de reserva e o revestimentos dos vestiários, lanchonetes e banheiros foram renovados, além de haver modernização da rede elétrica e hidráulica de todo o prédio.

Todas as melhorias foram realizadas de acordo com as exigências do Estatuto do Torcedor, com laudos dos órgãos competentes como o Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia.

Hospital de campanha do PV sendo construído para receber pacientes com Covid-19.  — Foto: Helene Santos/SVM

Hospital de campanha do PV sendo construído para receber pacientes com Covid-19. — Foto: Helene Santos/SVM


                         g1 ce 

Postar um comentário

0 Comentários