O MUNICÍPIO DE PACUJÁ TRABALHA O SELO UNICEF, ESTA É UMA DAS MAIS IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS EM PROL DA CONSOLIDAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A ACRIANÇA E O ADOLESCENTE.

 



O SELO UNICEF, é uma iniciativa do FUNDA DAS NAÇÕES UNIDAS  PARA A INFÂNCIA (UNICEF) que tem como norte "estimular e reconhecer" os reais avanços na promoção, realização e garantias dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido e da Amazônia legal brasileira.

O município ao aderir o SELO UNICEF, ele assume o compromisso de manter a agenda de Políticas Públicas pela Infância e a Adolescência.
Há toda uma metodologia que inclui o monitoramento de indicadores sociais e implementação de ações que ajudem o município a cumprir a CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA, que no Brasil é refletida no ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA),  a ADESÃO ao Selo UNICEF é espontânea.
O Município de Pacujá trabalha com afinco os RESULTADOS SISTÊMICOS, que se referem à implementação e qualificação de serviços, programas e políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência. As ações de validação são como os RESULTADOS SISTÊMICOS são operacionalizados, a serem inseridos no PLANO MUNICIPAL DE AÇÃO.
As Secretarias Municipais afins, estão trabalhando e atentas aos prazos, as mesmas mostram ações com resultados exitosos em prol da criança e do adolescente a vão além, com o trabalho voltado para o bem estar social coletivo, um ganho extraordinário para a sociedade local.
A Articulação Municipal está atenta aos PROCEDIMENTOS e DIRETRIZES do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024, mantém um diálogo aberto com todos os atores dessa jornada que será mais uma vez vitoriosa, há compromisso, dedicação e um trabalho sério voltado para os bons resultados, graças ao compromisso dos profissionais envolvidos com o Selo. Os Conselhos Municipais estão tendo uma participação ativa e eficaz nesse processo inovador, assim como os CRAS, PSF, etc.
O NUCA - NÚCLEO DE APOIO AO ADOLESCENTE avança nos resultados das ações apresentadas no PLANO MUNICIPAL PELOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE trabalhado por ocasião do 1º FÓRUM DO SELO UNICEF, o Meio Ambiente ganhou um capítulo a parte que já está em ação no Município envolvendo crianças, adolescentes e jovens em prol da MITIGAÇÃO DOS EFEITOS CLIMÁTICOS, um avanço significativo, há ações exitosas e comprovadas nesse setor em Pacujá; o PLANO MUNICIPAL PELA 1ª INFÂNCIA também trabalhado por ocasião do referido Fórum, foram postados com sucesso e em tempo hábil na PLATAFORMA CRESCENDO JUNTOS.
Há um compromisso e uma vontade renovada por parte do município no que tange o compromisso com o SELO UNICEF, um trabalho que flui positivamente graças ao intercâmbio entre as secretaria municipais, escolas municipais e entidades envolvidas, afirma o ambientalista Jorge de Moura, Articulador do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024. 

Postar um comentário

0 Comentários