MUNICÍPIO DE PACUJÁ EM ALTA COM SEUS PROJETOS EXITOSOS, UNICEF - FUNDO DAS NAÇÕES PARA A INFÂNCIA, VISITARÁ OFICIALMENTE O MUNICÍPIO.

 






A visita do Município de Pacujá, Zona Norte do Ceará com o UNICEF - FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (Escritório de Fortaleza), rendeu resultados positivos além de conhecer os Projetos em cursos que tiveram sequência na esfera da administração municipal do qual timbramos: a) - Projeto Jovens Ambientalistas de Pacujá (nascido para enfrentar de frente a problemática do "nim indiano", fortalecer a Educação Ambiental Como Fator de Integração Cultural e Social trabalhar o Bioma Caatinga com foco na sua fauna e flora), b) - Projeto Jovens Caatingueiros da Comunidade do Zipú (fortalecer ações em prol do Bioma Caatinga, sensibilizando os agricultores para as "práticas conservacionistas" além do combate sistemático contrário ao"usos do fogo", desmatamento e uso de agrotóxicos/VENENO que tanto prejuízos causam à saúde humana e animal além de contaminar o lençol freático) e c) - NUCA UNICEF PACUJÁ que além de trabalhar as ações preconizadas pelo Selo UNICEF, priorizou a nível municipal o intercâmbio entre os dois projetos, iniciativa local com forte repercussão no Semiárido Nordestino, que tem projetado o Município de Pacujá, fortalecendo as ações em prol da MITIGAÇÃO DOS EFEITOS CLIMÁTICOS. O mais importante, é a participação ativa das CRIANÇAS e dos ADOLESCENTES nessas atividades que estão IMPACTANDO de forma positiva os setores do Meio Ambiente, Educação e Cultura quanto a preservação do Bioma Caatinga em prol da sustentabilidade ambiental e d) - FORTALECIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DA PALHA DA CARNAÚBA como fator de integração, ocupação e geração de renda para famílias com parcos recursos financeiros especialmente, as assistidas pela PASTORAL DA CRIANÇA mais que, por outro lado, atinge outras famílias que vê no setor, uma oportunidade única para melhorar ainda mais a qualidade de vida no município. Esta última ação foi confiada a um jovem, o ambientalista ELENILSON GOUVEIA CARVALHO (mobilizador do NUCA UNICEF PACUJÁ), que aceitou o desafio, caiu em campo e foi em busca de parcerias com a CEART - CENTRAL DE ARTESANATO DO CEARÁ, que de imediato apoiou a causa, investindo de forma direta no GRUPO ARTE PACUJÁ e o que vemos hoje, é um ARTESANATO DA PALHA DA CARNAÚBA com peças lindas e trabalhadas com esmero, cuja acabamento final, dá um toque de beleza e de magia nesses produtos trabalhados por "mãos ágeis das artesãs, as artistas natas de Pacujá", hoje orgulho do município que tem o seu referencial no setor e que chama a atenção de outros setores e Instituições do porte do SEBRAE/CE, que se junta ao município para transformá-lo num referencial da arte da palha da Carnaúba no Nordeste Brasileiro.

Dr. RUI AGUIAR (Chefe do Escritório do UNICEF em Fortaleza), ouviu atentamente as explanações do Articulador do Selo UNICEF, mostrou a importância dessas ações impactantes em Pacujá que fortalecem o ELO de ligação entre a FAMÍLIA e a COMUNIDADE além de EDUCAR suas crianças e adolescentes graças a sensibilização norteadoras em prol da boa convivência com o Semiárido. No momento encontrava-se no recinto a Dra. AMÉLIA PRUDENTE (responsável pelas ações do Selo UNICEF a nível de Semiárido), NILSON SOUSA (UNICEF), SUÉLEN (Secretaria Executiva da APDMCE), OTÁVIO FILHO (taquígrafo e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Ceará), "mais importante", é a decisão do Dr. RUI AGUIAR de visitar o município de Pacujá para conhecer "in loco", essas atividades que também fortalecem o Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024.
O ambientalista Jorge de Moura (Articulador do Selo UNICEF - Edição 2021 2024 e também secretário adjunto do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural), nos informou que trabalhará junto com o Chefe do Escritório do UNICEF em Fortaleza,  uma agenda de visita da Ilustre comitiva à Pacujá com o seguinte roteiro: 1º - encontro com os adolescentes do NUCA UNICEF PACUJÁ, 2ª - Visita a 1º Mancha Verde Urbana do Bioma Caatinga e a EEF Coriando Alves de Brito responsável pela citada ação com envolvimento direto dos alunos, 3º - Visita a EEF João Lopes de Matos e a 2ª Mancha Urbana da Caatinga em frente a referida escola que teve a participação direta das crianças e adolescentes da aludida escola, 4ª - Visita a EEF São João Batista que possui um histórico ambiental e 5º - Visita aos Jovens Caatingueiros da Comunidade do Zipu, onde crianças e adolescentes estão dando um show de atividades em prol do Bioma Caatinga e 6º visita a Comunidade QUILOMBOLA DO BATOQUE. A princípio se pensa que a agenda é longa, porém, como os locais são próximos, ela torna-se possível executar praticamente numa manhã. 
Haverá oportunidade para um encontro entre os demais parceiros, as Secretarias Municipais e Conselhos Municiais, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do município de Pacujá.
O fortalecimento das parcerias entre a Paróquia de São João Batista, Pastoral da Criança, Escolas da Rede Municipal de Ensino, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Associação Comunitária do Zipú e Bananeiras e com a Comunidade Quilombola do Batoque, tem efeitos positivos.
O Prefeito Raimundo Filho, recebeu a notícia com euforia, pela 1ª vez em sua história, Pacujá receberá essa luzida comitiva com euforia, faremos tudo para que, a impressão que o UNICEF levará ao seu retorno, seja das melhores. Iremos recebê-los de braços abertos, em Pacujá, a receptividade faz parte da nossa história.

Postar um comentário

0 Comentários