Exclusivo: Chuva muda realidade dos agricultores das regiões do Cariri, Centro Sul e Inhamuns.

 




foto Governo do Estado        



foto Sua Cidade     





                                                      fotos Clima Tempo 


A alegria e o contentamento estampados no semblante do trabalhador rural na região do Cariri, Centro Sul e Inhamuns,  a reportagem do Blog do Amaury Alencar, tem percorrido essas regiões e nesses  municípios observou de forma notória, a mudança da realidade do homem do campo com as chuvas caídas nesta quadra invernosa, que mesmo irregular, já mudou o cenário do interior nordestino.

Quem  anda nas feiras livres destas cidades já começa perceber a chegada de gêneros alimentícios como milho, feijão, fava verde, jerimum advindos das roças das próprias localidades, produtos esses com  sabor e um preço ainda especial e mesmo na feira livre é fácil perceber o brilho no olhar daqueles que levam  seus produtos aos consumidores.

O dialogo entre o homem no campo nas feiras livre é uma só, a chuva caída na região, a sangria dos açudes e a esperança de novas colheitas.

O Blog do Amaury Alencar em visita a cidade de Iguatu,  conversou com a agricultora Maria Alves da Silva que falou que a anos não via uma quadra chuvosa tão intensa, que os açudes de sua localidade estão todos sangrando ou a ponto de sangrar, e que a beleza da lavoura é de encher os olhos. Emocionada Dona Maria não cansou de agradecer a Deus por essa benção para o sofredor homem do campo.

Seu Raimundo Gomes Feitosa, morador da zona rural de Aiuaba já começou a colher o feijão plantado no inicio da quadra invernosa e espera que a chuva permaneça nos níveis atuais por pelo menos mais um  mês para garantir um período junino repleto de comidas típicas, trazendo mais alegria e sustento para o homem do campo.

No município de Salitre, o senhor Manoel Ferreira de Sousa levantou as mãos ao céu ao falar desse período vivido de grande mudança na vida, pois seu maior medo era que 2022 fosse um ano de seca, trazendo prejuízo ao já tão sofrido homem do campo.

O senhor Pedro Vieira, do município de Mauriti ressaltou principalmente o fato dos reservatórios conseguirem renovar seus aportes de água, pois com  água em abundancia a vida do homem do semiárido fica bem mais feliz e facilitada, diante da vida já tão sofrida do homem do cariri cearense.


                         Jornalista Amaury Alencar 

Postar um comentário

0 Comentários