Governo do Ceará inaugura segunda expansão do Porto do Pecém com encontro de governadores do Ceará

 

Ciro, Tasso Camilo e Cid na inauguração da segunda expansão do Porto do Pecém(foto: Fábio Lima)

Ciro, Tasso Camilo e Cid na inauguração da segunda expansão do Porto do Pecém(foto: Fábio Lima)


Com investimento de R$ 772,8 milhões, a segunda expansão do Porto do Pecém é inaugurada nesta quinta-feira, 10/2. A ocasião reuniu o governador Camilo Santana (PT) e os ex-líderes do Estado: Tasso Jereissati (PSDB), Ciro (PDT) e Cid Gomes (PDT).  

O novo espaço no terminal portuária conta com novo portão de acesso (Gate 2), uma ponte para os píeres (Ponte 2) e um berço de atracação (Berço 10).

Veja fotos

 



De acordo com o Governo do Ceará, o investimento representa um avanço na capacidade operacional do terminal cearense, que faz parte do Complexo do Pecém (Cipp S/A) – joint venture formada pelo Governo do Ceará e pela Port of Rotterdam, administradora do Porto de Roterdã. A inauguração é conduzida pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT).

Em seu discurso, o governador do Ceará destacou que em breve será entregue a rodovia de placas da Siderúrgica e a duplicação da CE-155. "Tudo isso são investimentos importantes para transformar o Pecém num grande complexo e nós vamos consolidando essa estratégia com a trinca de hubs (portuário, aéreo e tecnológico)."

Porto do Pecém

Em 2021, o Porto do Pecém superou, pela primeira vez na sua história, a marca de 22 milhões de toneladas movimentadas, passando, segundo frisou Danilo Serpa, presidente da Companhia do Complexo Industrial do Pecém (Cipp S.A.), em discurso na inauguração, o Porto de Suape, em Pernambuco.

Na solenidade, também marcaram presença Izolda Cela, vice-governadora, Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eduardo Neves, presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, e o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT).

Emocionado, Maia disse que o Ceará se descola do Brasil por ter projeto. E Evandro acrescentou que tem "orgulho de um estado que produz tanto, além de riquezas, inteligência para o Brasil."

Neste contexto, Izolda acrescentou que o Estado mostra uma cultura  de construção e fortalecimento de ações e projetos que "direcionam ao desenvolvimento com justiça social".

As frases de Cid Gomes 

Ao discursar, Cid disse que "Danilo e Maia são os grandes responsáveis por tocar esse grande equipamento."

Ele frisou que a segunda expansão é exemplo de projeto de Estado, independentemente de disputas políticas. "Nós sabemos da importância do Porto do Pecém."

Sobre o futuro, afirma: "Não é porque o Ceará é pobre que vamos deixar de lutar para sermos no futuro um estado rico" e que a "luta pela refinaria vai continuar".

Atualmente, o Estado, que busca pela instalação de um projeto do tipo há mais de 65 anos, tem assinado um memorando de entendimento para a instalação de uma refinaria de petróleo na área da ZPE, a cargo da companhia brasileira Noxis Energy. O valor total do investimento para a implantação do projeto é de R$ 4,240 bilhões. 

Cid ainda aproveita o momento para criticar que é "falta de compreensão e visão estratégica (no Brasil) importar derivados de petróleo".

O que disse Ciro Gomes

Já o pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, elogiou o governador: "Camilo coroa esse momento da história do Ceará".

Ele exaltou ainda a educação cearense: "das 150 vagas do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), 62 são de cearenses. O Ceará está no ponto alto do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)."

E frisou o Estado como maior investidor público per capita do Brasil. "Isso não é por acaso, tem a ver com um padrão de decência e planejamento estratégico... Brasil deve olhar o exemplo de escolha de liderança correta que proporcionou o milagre que o Ceará produziu."

Discurso de Tasso 

Na vez de Tasso Jereissati, o empresário e político cearense pontuou Maia Júnior como uma "referência importantíssima" no Ceará. Para ele, a continuidade do projeto do Pecém tem a característica de cada governante. 

"Tive a sorte de ter como sucessores governadores brilhantes, que deram continuidade ao projeto e o aperfeiçoaram", disse, acrescentando sobre o País que tem muita confiança de que "não teremos retrocesso".


                                      ( O povo) 



Postar um comentário

0 Comentários