Concessão em Crato é o primeiro leilão de saneamento no Ceará após marco legal

 



A agenda de leilões do saneamento chega agora ao Ceará, com a concorrência para a concessão dos serviços de esgotamento sanitário em Crato, marcada para esta sexta-feira (11).

Além disso, o BNDES está modelando uma PPP de esgoto que deverá envolver 23 municípios e atender mais de 4 milhões de pessoas, com leilão previsto para ser realizado ainda este ano.

Aprovado e publicado em meados de 2020, o marco legal do saneamento estimulou a concorrência no setor, que precisa de investimentos da ordem de R$ 753 bilhões até 2033 para universalizar os serviços de água e esgoto no país, segundo estimativa da KPMG e ABCON SINDCON, associação das operadoras privadas de saneamento.

Em 2021, já sob as diretrizes da Lei 14.026/20, foram realizados seis grandes leilões no setor, nos estados do Rio de Janeiro, Alagoas, Amapá, Bahia e Goiás. No total, esses certames geraram R$ 29,4 bilhões em outorga para os cofres públicos.

Um dos grandes ganhos do marco legal do saneamento é a previsão em lei do atendimento a toda a população. Hoje, segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, mais de 50% da população não tem acesso às redes de esgoto.

Além da maior competição, o marco legal possui como diretrizes a regulação adequada e a geração de ganhos de escala aprimorada na prestação dos serviços.

                                       ( Badalo) 

Postar um comentário

0 Comentários