Cariri recebe Workshop Estadual de Empregabilidade Trans nesta sexta-feira (4)

 


Um dos maiores desafios da população trans no Brasil ainda é a empregabilidade, e para discutir estratégias de inclusão e permanência desta população no mercado de trabalho formal, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria Especial de Politicas Públicas para LGBT, promove, nesta sexta-feira (4 de fevereiro de 2022), das 8 às 16h, o Workshop Estadual de Empregabilidade Trans da Região Cariri, com o tema “Dialogando o respeito e inclusão para oportunizar”. O encontro será realizado no auditório do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, que fica no bairro Santa Tereza, em Juazeiro do Norte. Os interessados em participar podem se inscrever através do link.
 
No workshop, estarão reunidos diferentes setores da sociedade civil e do poder público. Empresários da indústria e do comércio da região vão debater a inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho e partilhar suas iniciativas e experiências com o público. A programação faz parte dos 20 Dias de Ativismo pela Visibilidade Trans, realizada em alusão a duas datas: 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, e 15 de fevereiro, Dia Estadual de Combate à Transfobia.

Primeira mulher trans a se formar em Assistência Social na Região do Cariri, Brenda Vlasak desafiou todas as estatísticas, e atualmente é gerente do Núcleo de Diversidade e Gênero da Prefeitura de Juazeiro do Norte. “Esse encontro além de ser uma ação de visibilidade para nós, pessoas trans, representa também a possibilidade real de acesso ao mercado de trabalho, e isto significa muito para uma população que sofre desde cedo com preconceitos diversos, seja no ambiente escolar, em casa ou na rua”, reflete Brenda.
 
“Estimular a empregabilidade de pessoas trans é fundamental para superarmos uma situação de preconceito, de violação de direitos. E termos essa atuação no interior é de extrema importância para a construção de um Estado mais inclusivo”, observa a titular da SPS, Socorro França.
 
“Focamos em realizar o Workshop Estadual de Empregabilidade Trans em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, porque sabemos que lá ainda existe um número elevado de pessoas trans vivendo na prostituição e esta ação será ponte entre este público e as empresas que podem oferecer oportunidades de emprego e renda no circuito CraJuBar”, destaca a Orientadora da Célula de Programas e Projetos para LGBT da SPS, Samilla Marques.
 
Serviço
Workshop Estadual de Empregabilidade Trans: “Dialogando o respeito e inclusão para oportunizar”.
Quando: 04 de fevereiro, de 8h às 16h
Onde: Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador de Juazeiro do Norte – (Rua Tabelião João Machado, 195, Santa Tereza)

Postar um comentário

0 Comentários