Bombeiros de Quixadá debelam incêndio de residência em Choró



De acordo com o sargento Menezes, “imediatamente após o acionamento, a viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 01 (ABTS-01) deslocou-se rapidamente para o local do sinistro. tratava-se de uma ocorrência de incêndio em residência unifamiliar, no centro do município de Choró, distante 30 quilômetros de Quixadá”, ressaltou o comandante do socorro.
 Corpo de Bombeiros debela incêndio de residência em Choró. Por volta das 10h:39 da manhã desta segunda-feira (31), a guarnição da 1ª Companhia do Batalhão de Combate a Incêndio Florestal (1ªCia/BCIF), com sede em Quixadá foi acionada por um popular através do telefone funcional da unidade, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).

O combate e o rescaldo

A guarnição, composta pelo sargento Menezes, o soldado Mesquita, o soldado Cidade, o soldado Roberto e o soldado Pinheiro, ao chegar no local se depararam com um dos cômodos da casa em chamas e após estabelecer o plano de ação, iniciaram o combate ao incêndio, visando debelar o mesmo em sua totalidade.

Foram utilizados cerca de 1.000 litros de água da viatura ABTS 01 para extinguir as chamas e realizar o rescaldo. Como também, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de combate a incêndio, composto por capacete, botas, luvas, capa, calça e Equipamento de Proteção Respiratória Autônomo (EPRA), uma vez que as chamas decorrentes do sinistro estavam altas e o material combustível exalando muita fumaça, o que poderia dificultar o combate.

Segundo a proprietária da residência, a Senhora Tarsila Dantas, “o fogo se iniciou na sala e alastrou-se para um quarto, atingido diversos materiais que estavam no local”. Entre eles, podemos destacar uma estante, uma televisão, um guarda roupas, um colchão, um sofá, cadeiras, um baú com brinquedos e um som. Além da proprietária, residem no local seus três filhos, todos crianças, uma menina de 5 anos, um menino de 3 anos e uma menina de 1 ano e 10 meses, nenhum deles se feriram. A senhora, Erlangia Rabelo, vizinha da família, ajudou no resgate das crianças, logo após o início do incêndio na residência.

As chamas chegaram a atingir o telhado da residência, mas não comprometeu a estrutura do mesmo, uma vez que o combate as chamas se deram de forma rápida e eficiente, minimizando os prejuízos ocasionados pelo incêndio.

Em 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 815 ocorrências de incêndio em residência unifamiliar.um número menor que em 2020, onde foram atendidas 869 ocorrências com esta tipologia.


                                  Sertão Alerta 

Postar um comentário

0 Comentários