Beto Simonetti é o novo presidente da OAB Nacional para o triênio 2022-2024

 

Beto Simonetti está em seu 4º mandato como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas e em novembro do ano passado foi reeleito para começar o quinto mandato em 2022. Foto: Divulgação/ ConJur




José Alberto Simonetti, de 43 anos, é o novo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na última segunda-feira (31), em reunião do Conselho Federal, o secretário-geral da entidade foi eleito para comandá-la no triênio 2022-2024. A posse está prevista para esta terça-feira (1º).

Conhecido como Beto Simonetti desde que começou na profissão de advogado, em 2001, ele foi o único candidato à presidência e recebeu 77 dos 80 votos possíveis — seriam 81, mas um conselheiro não pôde votar por estar com COVID-19. Dois integrantes do Conselho Federal votaram em branco e houve um voto nulo.

Hoje (1º), além de Simonetti, também tomarão posse os membros da diretoria e dos conselheiros federais da entidade. Às 13h, Felipe Santa Cruz, atual presidente, fará seu discurso de fim de mandado. Em seguida, ocorrerão as sessões ordinárias da 1ª, 2ª e 3ª Câmaras, seguidas da sessão ordinária do Órgão Especial, às 17h.

Nova direção da OAB Nacional:

— José Alberto Simonetti, presidente;
— Rafael de Assis Horn, vice-presidente;
— Sayury Silva de Otoni, secretária-geral;
— Milena da Gama Fernandes Canto, secretária-geral adjunta;
— Leonardo Pio da Silva Campos, tesoureiro;

Perfil

Natural de Manaus- AM, Beto Simonetti é advogado criminalista. Ele tem pós-graduação em Direito Penal e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Sua atuação na advocacia é voltada principalmente para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Beto Simonetti está em seu 4º mandato como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas e em novembro do ano passado foi reeleito para começar o quinto mandato em 2022. Ao longo desse período, desempenhou funções relevantes dentro do sistema OAB, como diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal. Ele também atuou, dentro da OAB nacional, pela aprovação do projeto que se tornaria a Lei de Abuso de Autoridade.

Fonte: ConJur

Postar um comentário

0 Comentários