Barbalha é destaque no Programa Previne Brasil

 


A cidade de Barbalha alcançou resultado positivo na avaliação do Programa Previne Brasil, que mede os indicadores de desempenho e qualidade da atenção básica de saúde nos municípios brasileiros. Entre os seis municípios que compõem a Área Descentralizada de Saúde (ADS) de Juazeiro, Barbalha alcançou a 1ª posição.
Ao longo do ano de 2021, o município só cresceu na avaliação do Programa, alcançando o desempenho de 8,0 no 3º quadrimestre de 2021. Para Sheyla Martins, Secretária de Saúde, esse é um momento significativo e importante para a saúde barbalhense. “Entendemos que a atenção primária é o coração da saúde de todo o município. Tivemos um primeiro quadrimestre de 2021 bom, o segundo melhor e o 3º com uma nota muito boa. E vamos trabalhar para melhorar ainda mais. Esse resultado é fruto do compromisso da gestão e dos profissionais de saúde”, disse.
O ‘Previne Brasil’ é um programa do Ministério da Saúde que foi implementado para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios. O Programa leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).
A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Indicador Sintético Final

1ª Barbalha – 7.97
2ª Caririaçu – 7.55
3ª Missão Velha – 6,77
4ª Granjeiro – 5,46
5º Jardim – 5,38
6ª Juazeiro do Norte – 3,90

Postar um comentário

0 Comentários