Várzea Alegre: Agroindústrias De Polpas Proporcionam Sustentabilidade Econômica.

 




foto-polpa4.4-2


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – há tempos, vem orientando os pequenos agricultores familiares de todas as regiões do Estado, que tenham, em suas unidades de produção agrícola, plantios de árvores frutíferas, de forma extensiva ou de pomar, que implantaram pequenas e médias agroindústrias para produção de polpa de frutas. Com incentivo técnico, convencimento e elaboração de projetos para captação de recursos financeiros, a Ematerce conseguiu implantar centenas de agroindústrias em todas as regiões do Ceará.

A Ematerce, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA- e as Secretarias Municipais de Agricultura têm programas específicos de apoio aos pequenos agricultores familiares,no sentido de orientá-los, tecnicamente, desde a implantação dos pomares, combate às possíveis pragas e doenças, colheita e venda da produção, afirma o gerente do escritório da Ematerce de Várzea Alegre-CE, Evilásio José de Sousa, e o técnico Eliardo Gonçalves.

foto-polpa6.6

Polpas de Frutas processadas e prontas para serem entregues ao mercado consumidor.

Essa atividade agroindustrial tornou-se um grande negócio para o produtor, por ser o segmento mais rentável e dinâmico do complexo rural, com um investimento relativamente pequeno e retorno rápido. É de fundamental importância para o processo de desenvolvimento econômico e social, pois desempenha o papel de alavancar vários outros segmentos da indústria de alimentos. Apresenta, ainda, outras vantagens, pois é uma maneira prática e simples de aproveitar e estocar o excesso de frutas, produzidas na safra, quando normalmente baixam de preço, passando a ser comercializadas na entressafra, possibilitando o aproveitamento daqueles produtos, que não atendem aos padrões de comercialização, em forma de fruta “in natura”, geralmente desperdiçadas na fazenda. Além disso, viabiliza o aumento de renda dos produtores rurais; fixa a mão de obra no campo; aumenta a renda média regional e melhora a qualidade de vida daqueles que trabalham na terra. (fonte:Google)

O congelamento de polpa de fruta é um método de conservação que preserva as características da fruta e permite seu consumo nos períodos de entressafra. (fonte: Google)
O processamento de frutas propicia sua comercialização, na forma de polpa congelada, a qual, além da praticidade para o consumidor, preserva as características químicas e organolépticas da fruta fresca praticamente inalteradas. (fonte:Google)

foto-polpa5.5-1

Agroindústria de polpas de frutas “Puro Sabor” recebe visita dos técnicos da Ematerce, Evilásio José de Sousa e Eliardo Gonçalves.

Como exemplos exitosos, podem-se citar dois pequenos produtores rurais familiares de Várzea Alegre-CE, município da região do Cariri cearense, a 450 quilômetros de Fortaleza, cuja principal atividade econômica era a agropecuária. Cada um desses três agricultores possui em sua unidade produtiva uma agroindústria de polpa, já certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa – como produtor de orgânicos. No sítio Mocotó, de 73 hectares, de propriedade de Oriosvaldo Ferreira, a agroindústria de polpa de frutas produz 250 quilos/mês de polpa de acerola, goiaba, caju, cajá, maracujá, abacaxi, manga, com a marca “Puro Sabor”, que lhe proporciona uma renda mensal média de R$ 2.000,00. A unidade foi instalada com recursos próprios mas a Ematerce fez um Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), para aquisição de um veículo utilitário, para transporte das polpas e do mel de abelha, entregues ao mercado consumidor.

foto-polpa1.1

O técnico da Ematerce, Evilásio José orientando a produtora Luiza Ismane durante processamento da polpa de fruta.

O sítio Graiado, de propriedade da agricultora Luíza Ismane e família, com 30 hectares, foi beneficiado, com recursos próprios, com uma agroindústria de polpa, que produz uma média de 1.000 quilos/mês de polpa de diversos sabores (caju, cajá, acerola, goiaba, maracujá, manga), com uma renda mensal de R$ 6.000,00. Hoje, a produção de polpa é a principal atividade econômica da propriedade, afirma a senhora Luíza. Acrescenta ainda que a venda é certa e que pretende aumentar a capacidade de produção da agroindústria, para atender ao mercado consumidor da região.
Todas as agroindústrias de polpa de frutas, acompanhadas pelo escritório da Ematerce de Várzea Alegre – CE, são certificadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa – como produtos orgânicos, ganhando um bônus de 20% na venda dos produtos fornecidos aos PAA/Pnae. A produção é destinada para o Programa de Aquisição de Alimentos- PAA – e Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae – e para comércio na sede municipal.

Postar um comentário

0 Comentários