BARBALHA : Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia passará a ser ofertada pela UFCA.

 



Fachada da Faculdade de Medicina, em Barbalha

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) obteve credenciamento, por parte da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação (MEC), para a abertura de um novo programa: a residência médica em Ortopedia e Traumatologia. O curso terá duração de três anos, com uma vaga anual para residente. A carga horária é de 60h/semanais.

De acordo com o coordenador da Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), Sávio Samuel Feitosa Machado, o credenciamento do programa ocorreu após elaboração de projeto pedagógico por docentes da instituição e médicos da região do Cariri, além da avaliação das condições técnicas dos serviços de saúde e das qualificações dos docentes e preceptores pela CNRM/MEC.

Após aprovação da Câmara Técnica da CNRM/MEC, o processo de credenciamento seguiu para aprovação da plenária da Comissão, quando também foi avaliada a dotação orçamentária para a criação das novas vagas. Cada um dos aprovados na residência tem direito a receber uma bolsa mensal de R$ 4.106,09 (valor bruto), que é encaminhada pelo MEC para a UFCA, a fim de que a instituição de ensino possa fazer o pagamento dos residentes. 

Atividades 

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, em nível de especialização, que ocorre na forma de treinamento teórico-prático em serviços de saúde. O médico que cumpre integralmente um programa de residência médica em determinada especialidade tem direito ao título de especialista pelos Conselhos Regionais de Medicina.

Para obter o título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela UFCA, os residentes passarão por uma série de atividades em hospitais e outros serviços de saúde do Cariri que mantêm convênio com a Universidade. Conforme o coordenador da referida residência, Marcelo Parente, eles terão terão experiência na emergência, nos ambulatórios, nos centro cirúrgicos e nas enfermarias, sob a orientação de médicos com elevada qualificação ética e profissional.

Mais informações clicando aqui!

Postar um comentário

0 Comentários