Altaneira Sediará A Primeira Prova De XCC No Cariri.

 



                                .com/img/a/

A Associação dos Ciclistas de Altaneira (ACICA) realizará no período de janeiro a junho de 2022 a 9ª. Edição da Copa MTB Altaneira, mais uma vez a competição será disputada em seis etapas, mas com uma grande novidade: a abertura da Copa será uma prova de XCC sigla inglesa de Cross Country Short Track, uma das modalidades do MTB.

O XCC foi introduzido na Copa do Mundo e no calendário brasileiro em 2018, é a prova que determina as posições dos ciclistas na largada da prova de XCO, basicamente, os ciclistas precisam competir no XCC para ter a chance de uma boa posição de largada no XCO.

A prova é disputada em um circuito de 1 a 2 quilômetros de extensão. Em média, cada disputa tem de 4 a seis voltas e duração sempre com menos de meia hora. Os ciclistas largam em baterias com no máximo 20 participantes.

Assim como na Copa do Mundo de MTB que são usadas partes do traçado de XCO para montar as pistas de XCC, em Altaneira serão usados trechos do Circuito 2 da Trilha Sítio Poças para o circuito XCC que ficou com 2Km de extensão.

O circuito do XCC foi aberto ontem (25/12) e os ciclistas já deram suas primeiras voltas, marcando seus tempos no aplicativo Strava. O cratense Fabiano Almeida, mais conhecido por Fó Bike, fez o melhor tempo (5:56); o atual campeão altaneirense, Paulo Robson com 7:37 fez o segundo melhor e Lino Júnior com 7:44 fez a terceira melhor volta.

O único bicampeão da Copa, o altaneirense Higor Gomes, que ainda trabalhava na preparação do circuito na tarde de ontem fez sua melhor volta em 8:38 e o cratense Saymon Mascarenhas com 10:43 fez a quinta melhor volta no primeiro dia de treinos.

Altaneira que já tem o Melhor Circuito de XCO do Ceará, na opinião dos ciclistas em janeiro entrará para a história por realizar primeira prova de XCC no Cariri cearense.

Os diretores da ACICA, Bruno Roberto e Paulo Robson, acreditam que a prova de XCC além de ser pioneira na região também tem chances de entrar no calendário estadual.

Para Higor Gomes o circuito poderia ser menor para propiciar mais velocidade, mas o experiente Fabiano Fó Bike, considerou o circuito perfeito.

Na abertura da Copa do Mundo de 2021 o portal da Red Bull publicou um artigo em que enumera as diferenças do XCO e XCC nos seguintes termos:

“No XCC, o atleta basicamente pedala em direção ao inferno por um curto período de tempo na tentativa de manter-se em boa posição em um pelotão superveloz. É uma prova dinâmica, com muitas fugas e perseguições, sempre reservando emoção até a volta final. Nas corridas mais longas, as de XCO, as voltas iniciais podem ser muito frenéticas na luta por posições. Depois, a tendência é o ritmo estabilizar e os ciclistas serem mais cautelosos para economizar energia. As últimas duas voltas são aquelas em que a corrida realmente esquenta na busca pela vitória, num ritmo de XCC”.

A primeira etapa da Copa MTB Altaneira será no dia 30 de janeiro.


                           ( Blog de Altaneira) 

Postar um comentário

0 Comentários