Wanderson Petrova cria painel para 23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas.

 



Como uma das regiões de cult​ura mais rica do Brasil, o Cariri é bastante conhecido pelas cores e formas de suas variadas expressões culturais. Para esta edição da Mostra Sesc de Culturas, toda essa diversidade inspirou um painel do artista Wanderson Petrova, pintado no muro da unidade do Sesc em Juazeiro do Norte.

A obra de arte representa a riqueza cultural e natural da região, exibindo figuras relacionadas a tradições como o reisado, as bandas cabaçais e os mestres da cultura, incluindo os museus orgânicos da região. “São as coisas, pessoas, formas, sabores, texturas que eu vivi , que eu risquei, que eu pintei, que eu moldei e como tudo isso é muito forte, como tudo isso precisa ser preservado, precisa ser discutido e precisa ser repassado. Que são as tradições locais, a arte local, as formas, as cores, as pessoas e todo o processo de produção artística nesse Cariri”, explica Wanderson.

Sobre participar da Mostra, Petrova afirma que se sente honrado em fazer parte de um evento tão rico: “É um espaço que tem potencialidades artísticas, das mais variadas linguagens, formas, cores, idades, desde um contexto mais ligado às tradições e atravessando a relação da contemporaneidade”, revela. 

“Isso é muito enriquecedor para mim, que vivo sempre experienciando e produzindo coisas, desde como eu me sinto, desde como a cidade em que eu nasci, a Terra em que eu nasci, que é o Cariri, me atravessa e acaba sendo sobre isso a minha contribuição para esta edição da Mostra”, completa Wanderson.

Do Cariri para o mundo

Lugar que respira e transpira arte, o Cariri cearense revela, ao longo de gerações, diversos talentos, seja na música, fotografia, pintura, tradição popular e tantas outras manifestações. Entre eles, está Wanderson. Formado em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri (Urca), ele dá vida à sua imaginação através das cores estampadas em painéis e paredes pela região. 

Conhecido por transformar em arte visual referências e personalidades da cultura pop, Wanderson já teve seu trabalho reconhecido por artistas como Madonna, a cantora australiana Kylie Minogue, a baiana Ivete Sangalo e as paraibanas Elba Ramalho e Juliette Freire. A mais recente dessas obras foi o painel em homenagem à cantora Marília Mendonça, pintado em um muro na cidade do Crato.

Postar um comentário

0 Comentários