PRÓXIMO PASSO DO GRUPO DE ARTESÃOS DA PASTORAL DA CRIANÇA DE PACUJÁ, SERÁ O FORTALECIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DO ARTESANATO DA PALHA DA CARNAÚBA E DO COURO.

 





 O Pe. João Jesuíno Marques (Pároco da Igreja Matriz de São João Batista), Dona Célia Maria de Oliveira (Coordenadora local da Pastoral da Criança), ambientalista Jorge de Moura (Secretário Adjunto do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) e o jovem ambientalista Elenilson Gouveia Carvalho (Coordenador do Turismo), se reuniram para traçar metas futuras para fortalecer a atividade artesanal do município, objetivando o fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato da palha da carnaúba e do couro, no município de Pacujá. O atual grupo conta com com 37 ARTESÃS já com suas credenciais ou seja, a CARTEIRA DO ARTESÃO, expedida pela CEART-CENTRAL DE ARTESANATO DO CEARÁ, que dá credibilidade ao grupo e o qualifica para consolidar a cadeia produtiva local.

SURGEM NOVAS DEMANDAS EM PROL DAS MÃES ARTESÃS DA PASTORAL QUE IRÃO FORTALECER OS LAÇOS ENTRE AS FAMÍLIAS VALORIZANDO SEUS ADOLESCENTES.
Eis os resultado das demandas da reunião que será trabalhada em parceria com o SEBRAE/CE: cursos de RECEPCIONISTAS DE EVENTOS e MODELOS DE PASSARELAS para ambos os sexos, objetivando capacitar os adolescentes filhos das artesãs para a futura tarefa de divulgar os produtos da terra ou seja, os trabalhos artísticos feitos da palha da carnaúba e do couro, genuíno artesanato de Pacujá, produzido pela mãos habilidosas e ágeis dessas e desses artistas nordestinos. Essa demanda terá seus impactos positivos no município que contará com um grupo treinado para recepção de eventos e desfile de moda especialmente para divulgar os trabalhos de artesanato da palha da carnaúba e do couro em Pacujá, produzidos por suas mães.
Quem está surpreso com essa ascenção do Município de Pacujá, é o Gerente Regional do SEBRAE/CE, com sede na cidade de Tianguá, FRANCISCO DAS CHAGAS TERCEIRO MAGALHÃES, que comunga com as aspirações do grupo e a FORÇA dos PARCEIROS que serão decisivas para transformação de PACUJÁ, em um pólo de artesanato, contribuindo com o Turismo a nível regional na Zona Norte do Ceará. O nosso apoio será irrestrito, iremos a cidade de Pacujá para verificar "in loco" a produção local, que breve contará com um designer da CEART, objetivando dar acabamento final de qualidade para os produtos, ganhando o status quo de produtos TIPO EXPORTAÇÃO, se constituindo num dos maiores avanços para a sociedade pacujaense com reflexos positivos a nível estadual. 
Elenilson Gouveia Carvalho (Léo Carvalho), se diz entusiasmado com as ESTRELAS DA ARTE DE PACUJÁ, o setor do artesanato está sacudindo o município num rebuliço nunca visto por esses lados de cá, a capacidade criativa dessa mulheres empreendedoras, a força de vontade, sua visão criativa e o zelo pela arte final, com produtos de qualidade e de bom gosto, faz o DIFERENCIAL, o que caiu no gosto popular fazendo com que, o "olhar do Brasil", se voltasse para esse pequeno grande município, graças ao apoio espontâneo da grande mídia, que nos dá credibilidade, nossa marca será sempre a "transparência de nossas ações", estamos de fato, executando a verdadeira Política Pública Social em benefício das famílias com "ocupação e geração de renda". Todos sairão ganhando.
O apoio da Prefeitura Municipal de Pacujá, se dará via Secretaria de Cultura e Turismo e da Sala do Empreendedor. A secretária municipal da pasta, Thallyta Miranda de Abreu se diz feliz e entusiasmada, os artesãos de Pacujá marcham com seus próprios pés, o que é digno de todo nosso apoio.

NOTA: artesanato de Francisca Alves do Nascimento, tendo Léo Carvalho, fazendo o papel de modelo fotográfico com os CHAPÉUS PACUJÁ, nas imagens de Jorge de Moura.

Postar um comentário

0 Comentários