Morre Raimundo Alemão; líder comunitário atuante na Vila Centenário e instituições sociais, em Iguatu.

 






Raimundo Alemão trabalhou na Vila Centenário na implantação da lavanderia comunitária, a qual se dedicou para conseguir recursos e acompanhou todo o projeto.

Segundo informações de amigos, ele faleceu nessa terça-feira, 20, por complicações de um câncer no intestino que o mesmo já vinha lutando há vários anos.

NOTA DE AMIGOS:

AMIGO, RAIMUNDO ALEMÃO – VIVO EM NOSSO CORAÇÃO!

Receber a notícia de tua Páscoa, nesse 20 de julho, em meio a tantas imagens e mensagens de congratulações pelo chamado dia do Amigo e, deve ser também da Amiga, teve um impacto forte pra quem conviveu pertinho de você, naquela metade da década de 1970, quando vieste como Assistente Social, juntamente com sua conterrânea alemã, enfermeira Jutta, para compor nossa Equipe do PRODECDI – Programa de Desenvolvimento Comunitário da Diocese de Iguatu, no grande desafio assumido numa parceria inédita, entre a Diocese, cujo bispo diocesano, Dom José Mauro Ramalho, tinha uma clara opção pelos pobres e a Prefeitura Municipal de Iguatu, para a construção de 450 casas para famílias desabrigadas pelas grandes enchentes do Rio Jaguaribe, que destruiu praticamente a Vila Neuma.
A prefeitura conseguiu o terreno para o novo bairro a ser construído. A Diocese entrou com a Equipe Coordenadora, que inicialmente foi Senhorinha, Onelia, e Lauro. O financiamento, em boa parte, chegou através da OXFAM, conhecida Organização Inglesa de Cooperação Solidária. O Serviço de Voluntários Alemães foi solicitado a enviar colaboradores para nos auxiliar nas demandas de Serviço Social e Enfermagem.
Assim você, chegou ao nosso meio, Raimund Widmann e aterrizou como pluma leve em nosso meio e no terreiro de nosso coração.
Sua formação de fé no Espírito Franciscano, fez de você um Irmão muito próximo das pessoas pobres, das crianças, da juventude e de nossas famílias e da natureza, como um parente que se transformou rapidamente num amigo querido, chegando a ter aceito o convite de meus pais para ser o padrinho de Crisma do meu irmão, Hézio. E assim foi, com outras famílias de tua vizinhança na periferia de Iguatu.
Com o passar do tempo, o Cupido se encarregou de unir teu coração com o da jovem nativa, Maria Alba, que veio a ser teu grande amor, mãe de tuas filhas, Siglinde e Ana Amélia.
Tudo isso e muitas histórias ilustradas, escritas, fotografadas estão guardadas e bem vivas, testemunhando a beleza e grandeza do Ser Humano que você é, para além deste plano material da humanidade.
Simbolicamente, a tua Páscoa, após longa luta com o doloroso irmão Câncer, se deu no dia 16 deste julho de 2021, na tua terra Natal, no interior da Alemanha, marcada por grandes enchentes, como aquelas que motivaram tua chegada entre nós.
Amigo, Raimund, a lista das pessoas que na Vila Centenário, de Iguatu e por todos os lugares aonde te levou o Espírito do Amor que te gerou é incontável.
Lembramos de tua risada serena e teu português alemãozado, comentando tantos fatos vividos em comum. Um deles era o comentário sobre o costumeiro chá das folhas de Laranja na nossa casinha da Vila Jardim: ” … esse chá me faz ter muitos sonhos!”
Sim, amigo, o tempo passou, com ele se foram tantas folhas, muitas levaram até sonhos nossos, principalmente de vivermos uma história humana e planetária com menos injustiça e dor.
Agora estás com tua Amada Alba e teus ancestrais, na presença e na essência do Belo Amor, que um dia nos deu a graça de tê-lo conosco neste sertão que tanto amaste.
Plantaremos tua árvore aqui em nosso terreiro. Brindaremos com chá de laranja e cerveja boa, a tua presença imortal e tão terna. Amem.

*Zé Vicente, Senhorinha, Fátima Sobreira, e todas as pessoas que te amam aqui no Brasil


                       Mais Fm Iguatu 

Postar um comentário

0 Comentários