Hotéis preveem festas privadas com até 4 mil pessoas já no Réveillon.

 



Empresários otimistas de que até o Réveillon eventos privados maiores serão liberados (Foto: Tatiana Fortes/Arquivo (01/01/2014))

Foto: Tatiana Fortes/Arquivo (01/01/2014)Empresários otimistas de que até o Réveillon eventos privados maiores serão liberados


Com a definição ontem dos protocolos de retorno dos eventos sociais no Ceará pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa-CE), hotéis e buffets começam a projetar não apenas os primeiros passos para recuperação econômica, mas miram cenários para o período do ano mais relevante para o segmento: o Réveillon. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros, já é possível vislumbrar eventos privados no fim do ano com até 4 mil pessoas

“O nosso grande Réveillon, na Praia de Iracema, creio que não deve acontecer ainda, mas nós estamos com expectativas de que eventos um pouco menores, para duas mil, três mil ou até quatro mil pessoas, sejam realizados. Isso fora as pequenas e médias festas nos salões dos hotéis”, projeta Medeiros.

A expectativa positiva se baseia também no avanço do ritmo de vacinação. “Até novembro, segundo as informações que temos, perto de 100% da população adulta no Estado deve estar vacinada e, se isso quebrar a cadeia de transmissão da Covid-19, será viável realizar eventos desse porte”, acrescenta.

Empresários que trabalham com buffets também têm perspectiva otimista quanto ao período do Réveillon. A diretora do Barbra’s Buffet, Lia Freitas, afirma que, ao longo do próximo cinco meses, novas ampliações de público para eventos vão acontecer constantemente. “Por conta disso, os Réveillons de maior porte, nos condomínios, clubes e hotéis, todos já estão começando a se preparar. Acredito que as pessoas devidamente vacinadas e testadas vão querer se confraternizar. Então, a expectativa é que vá, sim, ter eventos de fim de ano”, enfatiza.


O sócio do Alice’s Buffet, Rodrigo Viriato, já enxerga a possibilidade, inclusive, de eventos sem restrição à capacidade de público para dezembro. “O setor está muito confiante com a vacinação avançando. A doença ainda deve existir no período do Réveillon, mas a gente acredita que com uma incidência que não impeça a realização de grandes eventos. As restrições devem cair muito até lá, inclusive, talvez não haja mais limite de público ou necessidade prévia de testagem”, exemplifica.

Por enquanto, os eventos sociais e os corporativos estão autorizados a receber público de 100 pessoas em ambientes fechados e de 200 pessoas em locais abertos, conforme decreto estadual com vigência até 8 de agosto. No caso de eventos como casamentos e aniversários, por exemplo, os organizadores devem restringir a ocupação para até quatro pessoas por mesa quando os ocupantes forem de núcleos familiares diferentes. E até oito pessoas, caso sejam residentes da mesma casa.

O documento também estabelece que apenas noivos e aniversariantes têm permissão de retirar as máscaras durante as fotografias. Os demais convidados, trabalhadores e artistas não podem deixar de usar o equipamento de proteção. Também não será permitido espaço para dança. O ponto considerado mais polêmico pelo setor é a exigência de teste negativo ou imunização completa contra a Covid-19.

Apesar das restrições, a presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos), Circe Jane Teles, em entrevista ao programa O POVO no Rádio, da CBN Cariri, afirmou que as novas flexibilizações devem fazer as recontratações do setor retornarem com força nos diversos segmentos que compõem essa cadeia produtiva.

"Nós recebemos a notícia de retorno das atividades com satisfação, pois são 16 meses de demanda reprimida, de eventos cancelados, eventos que foram adiados. E isso ocasionou um grande prejuízo para as empresas. Então, nesse novo momento, já se pensa num planejamento em que a recontratação é possível, de acordo com a nova demanda", ressalta.

                         o Povo 

Postar um comentário

0 Comentários