Governo do Ceará realiza a entrega de 70 mil alevinos no Cedro.

 


Nesta quinta-feira (22), o Governo do Ceará realizou a entrega de 70 mil alevinos no município do Cedro, na região Centro Sul. A cerimônia ocorreu na comunidade rural Sítio Marrecas e obedeceu às orientações sanitárias de combate à pandemia do Covid-19. No mesmo dia, foram realizadas visitas técnicas a famílias atendidas com cisternas de placa e lançada a pedra fundamental do Parque de Exposição municipal.

“O lançamento do Projeto de Peixamento é um momento importante porque ele é capaz de gerar oportunidades para o homem e a mulher do campo em complementar a renda da família”, destacou o prefeito Joãozinho do Titico. O gestor municipal ainda agradeceu ao secretário de Desenvolvimento Agrário pela promoção da ovinocaprinocultura no município. De Assis Diniz, natural do Cedro, participou da solenidade como convidado.

Em seu discurso, o secretário municipal Manoel Bezerra Filho destacou a parceria com o órgão do Governo do Ceará. “O bom gestor é aquele que realiza o investimento público e o benefício chega lá ponta. Aqui, no Cedro, temos um bom exemplo disso: as chuvas proporcionaram um bom aporte hídrico e os pescadores recebem esses alevinos agora. Em alguns meses, eles vão crescer e gerar alimento, ocupação e renda para as famílias”.

Cedro é o segundo município cearense a receber o lançamento do Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2021/2022. Na segunda-feira (19), o start inicial da ação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário ocorreu em Pacajus. A previsão é entregar até o próximo ano 5 milhões de alevinos em 850 açudes e barragens do Estado. O investimento estadual via Fecop é de R$ 542.719,14.

“Devemos produzir 1.225 toneladas de peixes por ano, oriundos da pesca extrativista, gerando uma renda estimada de R$ 6.125.000 em negócios rurais”, destacou Thiago Sá Ponte, secretário executivo de Pesca e Desenvolvimento Agrário, no município da Região Metropolitana de Fortaleza. Além da tilápia, outras espécies no rol de alevinos entregues pelo projeto são: carpa, curimatã e tambaqui, peixes comuns nos açudes estaduais.

Também participaram da solenidade de lançamento do Projeto de Peixamento no Cedro: Márcio Peixoto, representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário; a Primeira-Dama Cláudia Dionísio, os ex-prefeitos Nilson Diniz e Ana Nilma, o presidente da Câmara Municipal Gilberto Barbosa; o prefeito de Granjeiro, Chico Clementino e o gerente local da Ematerce, Zé André.


Postar um comentário

0 Comentários