Sema promove vasta programação no Junho Ambiental.

 

WhatsApp-Image-2021-06-01-at-11.40.25

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) promoverá diversos eventos – quase todos em formato virtual – ao longo do mês de junho. O chamado Junho Ambiental iniciou nesta quarta-feira, dia 2, com uma live do governador Camilo Santana, em que foi formalizada a ampliação do Parque Estadual do Cocó em 10ha, passando para uma área de 1.581,25ha. No Dia Mundial do Meio Ambiente, 9h, 5 de junho, haverá a inauguração da Alameda do Pau Brasil na Área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó.

“Durante todo o mês, teremos atividades de educação ambiental, contemplação à natureza, debate sobre desenvolvimento sustentável, no formato virtual, transmitido pelo YouTube da Sema (SemaSecretariadoMeioAmbiente) em vários municípios. A ideia é fortalecer o sentimento da importância da preservação dos nossos recursos naturais”, explica o titular da SEMA, Artur Bruno.

Entre os dias 7 e 11, a Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) da Sema realizará palestras virtuais sobre educação ambiental para vários municípios do Estado, com foco na juventude. Nos dias 9 e 10, das 15h às 17h, serão realizados dois seminários virtuais sobre juventude e educação ambiental, em parceria com Comissões Insterinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAs). No dia 24, às 10h, haverá um grande evento com a participação de os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) do Cadastro Reserva.

Na semana de 14 a 17, a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes) da SEMA fará Oficinas Regionais de capacitação sobre o IQM 2021 para Técnicos e gestores municipais e Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos. No dia 18, de 9h às13h, haverá o Encontro de Gestores do Meio Ambiente, com foco na implementação da política de resíduos sólidos nos municípios, numa parceria da SEMA com Semace, Agace, Aprece, Secretaria das Cidades e Nutec.

Entre os dias 21 e 24, haverá diversas atividades nas Unidades de Conservação Estaduais: palestras, seminários e atividades de educação ambiental. No dia 22, às 9h, será a vez do Seminário de Desenvolvimento de Políticas Públicas de Proteção Animal nos Municípios. Os palestrantes serão representantes de Fortaleza e Sobral, onde existem núcleos de proteção animal já implementados.

Encerrando as atividades, em 26 de junho, entre 8h e 12h, haverá o Dia “D” de Doação de Mudas, uma ação social com a troca das mudas nativas por 01kg de alimentos e/ou 1kg de ração em UCs estaduais. Será também distribuída uma cartilha sobre as UCs estaduais e o lançamento de vídeo sobre os bosques da memória, locais dentro das UCs onde são plantadas mudas em homenagem aos mortos pela Covid-19.

Programação Junho Ambiental

DIA 2 (10h) ABERTURA: live com governador Camilo Santana no Palácio da Abolição

Ampliação da poligonal do Parque Estadual do Cocó em 10ha (1.571ha para 1.581ha)

DIA 5 (09h) Inauguração da Alameda do Pau Brasil na Área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó

DIAS 7 A 11

7 a 11 Palestras virtuais sobre educação ambiental nos municípios

9 e 10 (15h-17h) Seminários virtuais sobre juventude e educação ambiental com Comissões Insterinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAs)

DIAS 14 a 18

14 a 17 (9h-12h e 14h-17h) 21 Oficinas Regionais de capacitações sobre o IQM 2021 para Técnicos e gestores municipais e Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos.

DIA 18 (9h-13h) Encontro de gestores do Meio Ambiente (para prefeitos e secretários).

Como implementar a política de resíduos sólidos no meu município? (Sema, Semace, Agace, Aprece, Secretaria das Cidades e NUTEC)

Exposição de cases exitosos de formação de consórcios de resíduos nos municípios.

Palestras técnicas para tirar dúvidas com os participantes.

DIAS 21 a 26

21 a 24 – Atividades nas Unidades de Conservação Estaduais

DIA 22 (9h) Seminário de Desenvolvimento de Políticas Públicas de Proteção Animal nos Municípios. Representantes de Fortaleza e Sobral como palestrantes convidados. Aberto aos municípios e entidades da sociedade civil.

DIA 24 (10h-12h) ENCONTRO COM OS AJAs DO CADASTRO RESERVA

Encontro técnico dos AJAs chamados no cadastro reserva.

DIA 26 (8h-12h) ENCERRAMENTO DO JUNHO AMBIENTAL: DIA “D” DE DOAÇÃO DE MUDAS – Ação social com a troca das mudas nativas por 01kg de alimentos e/ou 1kg de ração em cada UC.

DISTRIBUIÇÃO de folders sobre Plantas Nativas e CARTILHA SOBRE AS UCs

LANÇAMENTO DE VÍDEO SOBRE OS BOSQUES DA MEMÓRIA.

Locais de distribuição de mudas:

Parque Estadual do Cocó (sede Pe. Antônio Tomás e sede Adahil Barreto).

Parque Estadual Sítio Fundão (Praça da Sé do Crato – Rua Dr. João Pessoa, Crato, Ceará 63100-971, Brasil).

ARIE do Sítio Curió (entrada da Floresta do Curió, vizinho ao 35º Distrito Policial).

APA da Serra de Baturité: Entrada Principal de Guaramiranga – Rodovia Cel Linhares.

Parque Estadual Botânico do Ceará (Supermercado Atacadão, na rotatória entre a CE-085 e CE-090).

Postar um comentário

0 Comentários