Uso de vídeos na CPI é inovação e irrita bolsonaristas: “é o VAR da CPI” defende opositores.

 

2A0F8D6A-F611-40E1-9764-322D6A72BC23


O relator da CPI da Covid 19 inovou em termos de interrogatório ao implantar o uso de vídeos para comprovar as perguntas. Muitos vídeos são retirados das redes sociais. O uso da imagem e áudio dentro do contexto das perguntas do relator irritou os senadores governistas. O método inovador será usado em todo interrogatório do relator da CPI, Renan Calheiros. 


Renan Calheiros, durante a ouvida do pesquisador Dimas Covas, Diretor do  Instituto Butantan, abusou no uso dos vídeos. A maioria do recurso de audiovisual foi captada nos grupos do presidente Bolsonaro no whatsapp e instagram. Foi usando o recurso que Calheiros conseguiu a declaração bombástica na qual o Ministério da Saúde não pretendia comprar vacinas, principalmente a coronavac. A coronavac imunizou 85% dos brasileiros contra o Coronavírus, salvando vidas e se tornando a vacina do brasileiro. 


O senador Renan Calheiros é uma águia na política. Parece ter encontrado o instrumento para ferir de morte o presidente Bolsonaro e seus seguidores. Calheiros exibe o vídeo do presidente se posicionando sobre a Covid 19 e em seguida manda a pergunta deixando o depoente sem argumento para mentir. O uso do recurso de vídeo passou a ser usado após os depoimentos de Mayra Pinheiro e Eduardo Pazuello que os senadores classificaram como “mebtirosos”. “Agora temos o VAR da CPI”, disse Omar Aziz presidente da comissão de inquérito, 


Na sua reconvocação, o ex-ministro Pazuello terá seu depoimento todo baseado em reprodução de vídeos das suas declarações. Será um espetáculo polirico, tecnológico e um show de pesquisa de arquivo. O novo formato de depoimentos está alcançando resultados e colocando no lixo as mentiras. O público, que acompanha os depoimentos pela TV, veem o antes e depois e a repercussão de forma imediata.  


Do ponto de vista de resultados, o presidente da CPI Omar Aziz diz que o quebra-cabeças está sendo montado e em breve surgirão os primeiros relatórios e ao final do trabalho uma peça com nomes dos responsáveis pela tragédia que foi o combate ao Coronavirus no Brasil. “O relatório do senador Renan Calheiros não será uma peça política, mas um documento oficial apontando graves denúncias com provas”, disse o senador que preside a comissão sem perder o foco na motivação que criou a comissão. 


Contra a ouvida de governadores e prefeitos, Renan Calheiros e Omar Aziz acreditam que a estratégia dos senadores ligados ao presidente Bolsonaro foi um tiro no pé. Os governadores vão contar como aplicaram os recursos em pouco tempo e terão a maioria do tempo para desgastar o governo federal. Serão sessões de bate-boca e baixaria. Será difícil controlar. 


               Roberto Moreira 

Postar um comentário

0 Comentários