sábado, 1 de maio de 2021

Estudante de Brejo Santo é aprovado para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Neurociência

 














O estudante do 2° ano do Ensino Médio, do EEMTI Liceu Professor José Teles de Carvalho, Alan Silva Alencar de Moura, de 16 anos, foi aprovado para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Neurociência.

A competição nacional inspirada e ligada à Internacional Brain Bee, criada em meados do século XX, com o intuito de fomentar o estudo e o gosto pelas neurociências entre os alunos do Ensino Básico, consiste em três fases, respectivamente: local, nacional e internacional. A primeira fase é organizada por comitês locais ou pelos organizadores nacionais, que se encarregam da prova das células descentralizadas (escolas de ensino fundamental e médio que conseguiram reunir pelo menos 15 alunos para participar da prova) e dos candidatos independentes (aqueles que estudaram individualmente). As questões da prova eram sobre a histologia do sistema nervoso, neuroanatomia e neurociências no contexto clínico, envolvendo desde o diagnóstico, causas dos distúrbios neurológicos até o tratamento.

Todas as fases da Brain Bee estão sendo online, até agora, e provavelmente assim será a fase final, cuja estrutura de avaliação ainda não foi divulgada. Alan participou da primeira fase no último domingo (25/04), como candidato independente e no dia seguinte, na live organizada pelos representantes da OBN, foi anunciado como um dos classificados, na categoria independente, para a segunda fase, a nacional. Foram quase 400 candidatos que participaram da prova.

A segunda fase está prevista para acontecer através de uma prova oral, em 18/05 e outra, de múltipla escolha e discursiva, em 13/04. Quem ficar no top três ganhará um troféu condizente com sua colocação e o direito de participar da fase internacional, cujo prêmio para o primeiro lugar é um troféu, 3 mil dólares e uma bolsa de pesquisa em um programa de verão em neurociências; para o segundo, 2 mil dólares; e para o terceiro, mil.

                               

                                                                     ( Blog Matheus Silva) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário