Páginas

Facebook

terça-feira, 20 de abril de 2021

375.440 eleitores cearenses que não fizeram a biometria estão com seus títulos cancelados

 














Em Fortaleza 266.339 eleitores não compareceram para fazer a biometria. Foto: TSE.













Está disponível aos eleitores cearenses o Disque Eleitor 148, o tira-dúvidas da Justiça Eleitoral no Ceará. Através desse  telefone (148) é possível tirar dúvidas sobre primeira via do título, alteração de dados cadastrais, transferência de domicílio ou revisão de inscrição cancelada, assim como perguntar sobre o andamento do processo, pendências ou conclusão do procedimento O serviço está disponível de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Cancelamentos

De acordo com a Resolução TSE nº 23.616/2020, os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico, no ciclo 2019/2020, em Fortaleza e mais 54 municípios cearenses, puderam votar normalmente nas eleições municipais, pois foram suspensos os efeitos dos cancelamentos de títulos para essa finalidade.

No entanto, passado o pleito municipal, as inscrições eleitorais de 375.440 eleitores no Ceará, sendo, só em Fortaleza, 266.339, voltaram a ser canceladas.

Os eleitores com título cancelado devem acessar o Sistema Título Net para regularizar a situação eleitoral, porém a coleta de dados biométricos será feita apenas quando a situação de pandemia for controlada. A retomada do atendimento presencial será amplamente divulgada e os eleitores serão chamados a comparecer aos locais de atendimento.

Sistema Título Net

Atualmente, com a suspensão do atendimento presencial, o Tribunal Regional Eleitoral disponibiliza a ferramenta de atendimento virtual aos eleitores que precisam regularizar sua situação. Basta acessar Sistema Título Net, que possibilita a realização, de forma remota, de solicitações de alistamento (primeiro título); mudança de município (transferência); alteração de dados pessoais e regularização de inscrição cancelada (revisão).

Na página de Débitos ao Eleitor, no site, é possível fazer a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU), caso haja multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais (mesários).

Já a obtenção de segunda via do título eleitoral, durante esse período de suspensão do atendimento presencial, se dará exclusivamente por meio do aplicativo e-Título (via digital do título eleitoral), disponível nas lojas virtuais Play Store e App Store para dispositivos móveis, conforme Resolução TSE nº 23.537/2017.

Fonte: site do TRE/CE.