quarta-feira, 31 de março de 2021

Cariri tem chuvas acima da média histórica

 


















Chuvas desse bimestre foram causadas principalmente por áreas de instabilidade devido a calor e umidade. Por isso, o Interior teve melhores acumulados, mas inferiores a 2020. (Foto: Aurelio Alves)
Chuvas desse bimestre foram causadas principalmente por áreas de instabilidade devido a calor e umidade. Por isso, o Interior teve melhores acumulados, mas inferiores a 2020. (Foto: Aurelio Alves)

Em fevereiro e março, o Cariri teve chuvas 17,5% acima do normal esperado para o período. Ao todo, a macrorregião acumulou 439,3 mm no período. No outro extremo, está o Litoral do Pecém, que ficou com precipitações 18,3% abaixo do normal. As demais regiões registraram volumes em torno da média. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e são parciais - foram atualizados às 18h45min do último dia 28.

Meiry Sakamoto, meteorologista da Funceme, explica que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) não chegou a se posicionar sobre o continente. "Por isso, as regiões mais beneficiadas devido às áreas de instabilidade ocasionadas devido ao calor e umidade foram aquelas localizadas no Interior", explica. Ela ainda aponta que os acumulados médios dos dois primeiros meses da quadra chuvosa de 2021 são inferiores ao ano passado "porque as condições atmosféricas em 2020 eram muito mais favoráveis".


Próximos dias 

 

Para esta quarta-feira, 31, a expectativa é de nebulosidade variável em todas as regiões, com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Isto deve ocorrer devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que colabora para formação de áreas de instabilidade e nuvens mais desenvolvidas. Os principais acumulados na faixa litorânea deverão se concentrar entre madrugada e manhã.

No Sertão Central e Inhamuns e na região Jaguaribana, a previsão é de chuva isolada. Isto é, há expectativa de registros atingindo entre 20% e 50% dos territórios de cada macrorregião. No Cariri, há possibilidade de chuva. 

Já para a próxima quinta-feira, 1º, a previsão, neste momento, é de precipitações menos abrangentes, pois o Litoral do Pecém, o Litoral de Fortaleza e o Maciço de Baturité devem apresentar condições para chuvas isoladas.

                       o Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário