Ilustrativa

O município de Altaneira vai implantar o Projeto Mestres da Cultura: Saberes e Fazeres Para Toda a Vida. Perante o dever de preservar a cultura, a história e a memória do povo altaneirense, a Secretaria de Cultura Municipal (Secult) dará início ao projeto de reconhecimento de Mestres da Cultura. 

O projeto foi produzido pela equipe da Secult e já aprovado pela Gestão municipal e será desenvolvido obedecendo por etapas, iniciando-se pelo cadastro do mestre no Mapa Cultural.

Em seguida, a equipe da Secult fará o levantamento para identificar os nomes cujos perfis, atendam às exigências do projeto. Os nomes selecionados, ainda passarão por uma consulta pública junto a população e as instituições parceiras. 

O projeto visa preservar a identidade cultural ao reconhecer personalidades importantes para a preservação da cultura do povo de Altaneira. Portanto, serão reconhecidos os mestres que em vida, como também, aqueles que partiram, mas deixaram a sua marca. 

As condecorações serão conferidas durante os festejos alusivos à Padroeira Santa Tereza D’Ávila, na noite dedicada a Cultura.  

O projeto se iniciará a partir do momento da coleta de dados, obtidos através de entrevistas e informações diversas, sendo tudo documentado desde a escrita, vídeos e fotografias dos possíveis mestres entrevistados. 

Outro passo importante será o reconhecimento do projeto Mestres da Cultura no formato legal. Assim sendo, o Projeto de Lei será encaminhado à Câmara Municipal para discussão e aprovação pela edilidade local. 

Pelo caráter abrangente do Projeto, a Secretaria Municipal de Cultura necessitará de parceiros estratégicos.  E assim se engajam nesta tarefa Secretaria Municipal de Educação, pelo projeto de Patrimônio Cultural Imaterial. 

Vale ressaltar, que qualquer cidadão ou cidadã do Município, tem todo direito de colaborar com a construção do Projeto dos Mestres da Cultura, indicando nomes de pessoas que contribuem artisticamente com a cultura ou a história municipal. Basta acessar o e-mail:culturaeturismodealtaneira@gmail.com.