Covid-19: entenda sobre a lotação e distribuição de leitos hospitalares no Cariri

 









Na manhã desta quarta-feira (24), o Hospital Regional do Cariri (HRC) se encontra com 100% dos leitos de UTI, para pacientes com casos graves de covid, lotados. Já os leitos de enfermaria, para casos mais leves, chega a passas da capacidade, tendo 107,7% de lotação. Os dados são do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Estado.

A lotação constante do HRC tem levantado dúvidas nos usuários, principalmente de Juazeiro do Norte, que viram o Hospital de Campanha, com funcionamento interrompido desde 2020, sendo desmontado justamente no mês em que os casos de Covid no estado do Ceará aumentam junto de restrições de circulação para tentar conter o vírus.

O Hospital de Campanha, montado no último ano e fechado meses depois, era de responsabilidade municipal, ou seja, atendia à pacientes de Juazeiro do Norte. Já o Hospital Regional recebe pessoas de 45 cidades da região, além de ser referência no tratamento da Covid.

No período em que o Hospital de Campanha foi desmontado, no início deste mês, já sem funcionamento, a Secretaria Municipal da Saúde explicou que a reabertura aconteceria mediante a necessidade, caso houvesse ocupação superior a 50% nos leitos da Unidade de Combate ao Covid (UPA Covid). Em outras palavras, o município dispunha de dois locais para tratar casos de baixa e média complexidade da doença, a UPA Covid, no Bairro Lagoa Seca, e o Hospital de Campanha, no Ginásio Poliesportivo. Como o primeiro não apresentava lotação, o segundo não foi reaberto. Até esta terça-feira (23), havia 8 pacientes internados na enfermaria da UPA, que dispõe de 30 leitos.

Já no HRC, há tanto leitos de enfermaria, para casos leves e médios, como leitos de UTI, para casos graves. A Unidade recebe pacientes que chegam pela emergência ou que vêm encaminhados por outras unidades dos mais diversos municípios. Até esta segunda-feira (22), havia 18 pacientes de Juazeiro do Norte internados na UTI do HRC, sendo oito casos confirmados e dez suspeitos. O número corresponde a pouco mais da metade dos 31 leitos disponíveis para casos graves da doença.

Novos leitos

Em transmissão na última quarta-feira (17), quando o governador do estado, Camilo Santana (PT), anunciou as novas medidas, o secretário da Saúde, dr. Cabeto havia divulgado a implementação de 40 novos leitos em cada hospital regional, o que inclui o do Cariri. No total, serão 43 novos leitos de UTI e 4 de enfermaria para os hospitais da região. 

                      (Badalo) 

Postar um comentário

0 Comentários