Várzea Alegre inicia vacinação contra a Covid-19

 


Várzea Alegre iniciou oficialmente a vacinação contra a Covid-19, doença do novo coronavírus, nesta noite de terça-feira, 19 de janeiro de 2021. 

 

Com as presenças do prefeito Zé Helder, da primeira-dama Sônia Fortaleza, do presidente da Câmara de Vereadores, Alan Salviano, do secretário de Saúde, Ivo Leal, do diretor do Hospital São Raimundo Nonato, Carlyle Aquino, foi realizada uma live transmitida pelas redes sociais do Governo Municipal para marcar o momento. 

 

Várzea Alegre recebeu 320 vacinas da Coronavac e as primeiras doses foram aplicadas na Técnica de Enfermagem, Inês Bezerra de Almeida (Inês Beca) e no médico Dr. Raimundo Sátiro, da equipe do Hospital São Raimundo. As vacinas foram aplicadas pela enfermeira Lúcia Sousa. 

 

Zé Helder lembrou que a luta contra a doença, que completa 10 meses, teve o envolvimento das equipes de saúde do município, com parceria do Hospital São Raimundo Nonato. Ele citou que pessoas de Várzea Alegre não resistiram a doença e faleceram e falou ainda das mais de 200 mil pessoas que perderam a vida para a Covid-19 no Brasil. 

 

O prefeito disse começa uma nova batalha, num campo de luta em que a população conta agora com a arma da vacina. Ele pediu para que a população não relaxe das normas sanitárias de higiene e de distanciamento social até que seja criado, pela imunização, um ambiente seguro para a saúde das pessoas. 

 

Neste momento, de acordo com Zé Helder, do grupo prioritário da saúde, serão imunizados apenas 34%, até que sejam disponibilizados novos lotes de vacina. 

 

Para o prefeito, a quantidade da vacina destinada ao município é pequena, mas o importante, segundo ele, é que a vacina chegou. 

 

Ivo Leal explicou sobre o Plano Municipal de Vacinação, baseado nas orientações contidas nos planos nacional e estadual de imunização. O plano é formado por grupos específicos e na primeira fase é para vacinar os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos de idade; na segunda fase serão vacinados idosos entre 60 e 74 anos de idade; na terceira fase pessoas com comorbidades; e na quarta fase entram os professores, profissionais de salvamento e de segurança. O secretário disse que qualquer mudança no plano será informada à população. 

 

Ele acrescentou que na primeira fase existem vários lotes e neste primeiro lote a prioridade da vacina é para os profissionais de saúde da linha de frente. 

 

Amanhã, disse Ivo Leal, começa a vacinação de 34% desse grupo prioritário que inclui médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, dentistas, Agentes de Saúde, Agentes de Endemias e profissionais da rede de urgência e emergência - trabalhadores do Samu e de ambulâncias do município. 

 

Com a prestação de contas desse primeiro lote junto ao Ministério da Saúde, outro lote será liberado para concluir a vacinação dos profissionais de saúde e iniciar a vacinação de idosos acima de 75 anos de idade. 

 

A vacina é aplicada em duas doses, a primeira agora e depois de um mês, a pessoa toma a segunda dose. A vacina será aplicada no local de trabalho dos profissionais por uma equipe de vacinadores volante. 

 

Dr. Carlyle Aquino destacou o trabalho realizado em parceria com o Município contra a Covid-19, elogiou o desempenho das equipes de saúde envolvidas. Ele disse que a vacina chegou fracionada, mas chegou para imunizar uma parcela da população e que em um mês, deverá chegar mais vacinas. Ele orientou que a população continue usando máscara, mantendo o distanciamento social e os hábitos de higiene para evitar o recrudescimento da doença. 

 

Alan Salviano disse que a chegada da vacina é o primeiro passo nessa batalha contra a doença, e pontuou sobre o papel de apoio do legislativo varzealegrense no combate à Covid-19. Ele destacou que o momento é de alegria pela efetivação de um imunizante para proteção da população. 

 

O vice-prefeito de Várzea Alegre, Dr. Fabrício Rolim, não compareceu ao evento porque está com sintomas da Covid-19. Zé Helder justificou a ausência dele, desejando que não seja Covid-19, e caso seja, que todos os cuidados sejam tomados para completa recuperação do vice-prefeito. 

Postar um comentário

0 Comentários