SECRETARIA DE CULTURA HOMENAGEIA ACADEMIA DOS CORDELISTAS DO CRATO PELOS 30 ANOS DA ENTIDADE

 

A Secretaria de Cultura do Crato presta homenagem à Academia dos Cordelistas do Crato, pela passagem dos 30 anos de fundação da entidade, que congrega grandes nomes da literatura de Cordel, e atualmente está sob a presidência da cordelista Anilda Figueiredo.

A entidade foi fundada em 1991 pelo poeta e comunicador Elói Teles de Morais. É composta por poetas populares, e ainda mantém a forma artesanal de trabalho. O texto do cordel é montado letra por letra, processo que pode durar cerca de uma hora para confecção de apenas uma página.

Este ano, prestamos também homenagem póstuma ao poeta Luciano Carneiro, que faleceu vítima da Covid - 19 e foi um dos importantes baluartes da poesia popular, prestando relevantes serviços à academia, chegando a presidir a entidade.

A Academia já chegou a publicar mais de 1 milhão de folhetos sobre os mais diversos temas, vários deles enviados para escolas e bibliotecas em diversas cidades do País. O local da "Morada da Poesia" resiste ao tempo e está localizada em Crato, na Rua Rui Barbosa, podendo ser visitada mediante agendamento

Postar um comentário

0 Comentários