Deputado Roberto Pessoa dá entrada em projeto que proíbe pesquisas eleitorais depois das convenções

 36A4F450-9446-410B-83C8-E70471B0746C

De volta à Brasília esta semana, o Deputado Roberto Pessoa deu entrada em um projeto de lei que  permite a divulgação de pesquisa de opinião pública relativa as eleições ou a candidatos, para conhecimento público, somente até a data final para a realização das convenções partidárias. 

De acordo com o projeto, a pesquisa realizada no dia das eleições, conhecida como pesquisa de boca de urna, poderá ser divulgada após o encerramento do processo votação na respectiva jurisdição.  O objetivo do PL é de assegurar a legitimidade das votações e a escolha de cada eleitor, sem a influência do abuso do poder econômico, político e de comunicação.

Para o deputado Roberto Pessoa, as pesquisas divulgadas têm sido de um modo geral, retrato da vontade de grupos e candidatos e não mais de opinião isenta e cientifica dos eleitores.  Segundo ele, a pesquisa deveria ser sinônimo de exercício da democracia e o canal de transmissão dos cidadãos para manifestar suas opiniões e reflexões, no entanto, ela passou a ser usada de forma antidemocrática, interferindo no processo eleitoral e quase sempre com dados que não retratam os resultados das urnas.  


Roberto Moreira 

Postar um comentário

0 Comentários