Ventos com velocidade de 60km/h atingem cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Estado

 Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)


images%2B%25281%2529




A cidade de Iguatu, na região Centro-Sul cearense, registrou as maiores rajadas de vento no interior cearense neste último fim de semana. No domingo (20), o Município teve ventos com velocidade máxima de 60km/hora, que recebe a classificação de forte. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Já segundo a Funceme, nesta segunda-feira (21), as maiores rajadas registradas no Ceará foram de 56,8 km/h em Tianguá e 53,6 km/h em Iguatu. No Sertão cearense, a ocorrência de ventos mais intensos, conforme o Inmet, é observada entre setembro e dezembro.
Já na faixa litorânea do Ceará, na porção norte do Estado, os meses de julho, agosto e setembro são caracterizados por rajadas fortes de vento. Ainda segundo a Funceme, no momento há influência do fenômeno La Niña, no Oceano Pacífico, que também contribui para a ocorrência de rajadas de ventos mais intensos no Ceará.

Incidência - De um modo geral, o Inmet tem observado ventos mais fortes em Tianguá (48km/h), que é favorecido pela altitude da Serra da Ibiapaba e Jaguaruana (45km/h). Neste mês, conforme dados do Inmet e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os municípios de Acaraú e Jaguaruana apresentam as maiores velocidades médias dos ventos com 19,8km/h e 18,7km/h, respectivamente.

Postar um comentário

0 Comentários